Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Março de 2006 às 23:30
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Nas comemorações dos 52 anos de emancipação política da cidade de Barão de Melgaço (113 km de Cuiabá), a Colônia de pescadores Z5 foi presenteada com maquinários, material de consumo, uniformes e equipamentos. A entrega de todo o material foi feita por uma equipe da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), que esteve no município na tarde desta segunda-feira (13.03).

Os investimentos na Colônia de pescadores de Barão integram o projeto de agroindústrias, uma proposta inovadora, que integra o programa de apoio à melhoria das condições socioeconômicas das famílias da Baixada Cuiabana e é desenvolvido pelo Consórcio Inter-Municipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), já instituído nas cidades de Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antonio de Leverger e Várzea Grande.

O projeto da agro-industrialização é um sonho antigo destas comunidades. Por meio das agro-indústrias, os produtos primários, produzidos na região da Baixada Cuiabana e originados da fruticultura, cana-de-açúcar e pescado, ganharão valor através do beneficiamento e transformação, permitindo a produção e comercialização de alimentos baratos e nutricionalmente adequados.

No caso da Colônia Z5, os investimentos possibilitarão aos pescadores aproveitar melhor os peixes considerados de 2ª e 3ª linha e que são dispensados pelos clientes. A intenção é fazer com que os pescadores trabalhem de maneira integrada e garantindo um produto com mais qualidade e com valor de mercado.

Segundo o presidente da Colônia, Domingos Antônio de Oliveira, está sendo formatada uma parceria junto a Cooperativa de Pescadores e Artesãos de Pai André e Bom Sucesso (Coorimbatá) para a compra do pescado de Barão de Melgaço e posterior processamento do peixe, transformando em produtos como lingüiça de peixe, hambúrguer, empanados e diversos outros produtos derivados.

“Com estas máquinas será possível trabalhar com mais organização. Os pescadores estavam muito desacreditados, pois nunca antes um Governo havia se mostrado interessado em apoiar a atividade. Com estes investimentos poderemos trabalhar unidos e teremos condições de comercializar o peixe com um valor de mercado melhor, garantindo ao pescador maior renda”, destacou o presidente da Colônia.

Além dos maquinários, os pescadores terão ainda cursos de qualificação nas áreas de economia solidária, com noções de cooperativismo, gestão e organização produtiva, boas práticas em fabricação, permitindo a eles o aproveitamento integral do pescado.

A equipe que foi a Barão de Melgaço fazer a entrega dos equipamentos também era composta pelo coordenador da Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal do Indea, Célio Ofugi, que fez a vistoria e repassou todas as adequações necessárias para garantir qualidade, condições de segurança, higiene, correto acondicionamento e transporte do pescado produzido no local, resultando num produto dentro das normas exigidas pelo Indea de saúde e qualidade. Para o prefeito de Barão, Ibson da Silva Leite, atualmente, a produção, extração e comercialização de produtos primários na região da Baixada Cuiabana ocorre de maneira pouco articulada, sem agregação de valor. “Por meio desta parceria entre Prefeitura, pescadores e Governo do Estado, será possível gerar emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população ribeirinha que sobrevive da pesca”, disse o prefeito.

O assessor especial da Setecs, Ricardo Augusto Moreira da Silva, um dos técnicos da Secretaria que coordena o projeto de agro-indústrias, enalteceu que um dos principais intuitos do Governo na ação é permitir o desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais da Baixada, sem alterar o ambiente e a cultura destas pessoas, aproveitando os produtos típicos da região com agregação de valor, tornando-os mais competitivos no mercado.

Para a implantação do projeto foram disponibilizados R$ 573 mil. Estes recursos foram articulados pela Setecs junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e foram utilizados na implantação de cinco agro-indústrias de pequeno porte nos municípios de Barão de Melgaço (pescado), Santo Antônio do Leverger (cana-de-açúcar), Jangada (processamento de frutas), Várzea Grande (processamento do Pescado) e Cuiabá (processamento de frutas), na realização de 55 cursos de capacitação e 03 seminários, e na aquisição de equipamentos para as unidades de beneficiamentos.

Este projeto irá beneficiar diretamente 1 mil famílias e indiretamente 9.496 de pequenos produtores e pescadores de baixa renda que vive em situação precária de sobrevivência.

Nos dias 17, 20 e 21 serão feitas outras entregas de maquinários para as cidades de Santo Antônio, Jangada, Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312820/visualizar/