Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 14 de Março de 2006 às 10:54

    Imprimir


partir de julho, o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (CEPROTEC) vai ministrar em Sinop, o curso Técnico de Gestão Agropecuária. A garantia foi dada pelo próprio presidente do órgão em Mato Grosso, Luis Fernando Caldart, durante uma reunião com o presidente da Câmara, José Pedro Serafini. O encontro aconteceu na sexta-feira (10/03), no gabinete da presidência. O empresário João Carlos De Nez, presidente da Vitale (frigorífico de aves), também participou da reunião.

De acordo com Luiz Fernando, a previsão é que as aulas iniciem no dia 3 de julho. Serão abertas duas turmas com 35 vagas cada (70 no total), nos horários matutino e vespertino. Ao todo o curso terá a duração de 1,2 mil horas o que deve durar pouco mais de um ano e meio. A data prevista para as inscrições do processo seletivo é de 02 a 31 de maio, e as provas devem ser aplicadas no dia 18 de junho. A taxa de inscrição deverá custar R$ 20,00.

De acordo com o coordenador geral de Desenvolvimento Educacional, Marcos Pires de Almeida, ao todo serão quatro módulos. Os alunos, segundo ele, irão aprender desde topografia, levantamento de área, edificações prediais, mecanização agrícola, culturas de ciclo anual (soja, milho, arroz e outras), olericultura, manejo de animais (bovinos, suínos e aves), até administração e elaboração de projetos rurais. “A pessoa vai sair do curso capacitada para assinar projetos rurais e Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) que antes era feito apenas por agrônomos”, assegurou.

Conforme Marcos Almeida, as aulas teóricas serão dadas na sede do Ceprotec e as práticas nos Centros de Pesquisas da Empaer e Prefeitura. De acordo com ele, quase metade do curso será no campo. “Uma das determinações para que esse curso seja dado é que 40% das aulas sejam práticas. Então, boa parte será feita nos laboratórios e centros”, explicou.

A implantação do curso de técnico agrícola é uma indicação feita pelo presidente da Câmara ao governador Blairo Maggi, em agosto de 2003. O objetivo, segundo ele, é qualificar as pessoas que trabalham na área, principalmente os pequenos produtores, que não tem nenhuma instrução. “O pequeno produtor tem o filho que pode se qualificar e continuar trabalhando na área. O grande produtor também poderá contar com o apoio de um técnico capacitado dentro de sua propriedade”, ressaltou referindo-se a importância da realização do curso. “É o atendimento dos anseios da população”, completou.

Além do curso de Técnico Agrícola, Luiz Caldart disse ao presidente da Câmara que o órgão pretende implantar em Sinop, ainda este ano, o curso de eletromecânica. Ainda não há uma data definida para o início das aulas. Caldart informou também que o órgão está ampliando a sede do Ceprotec em Sinop, com a construção de dois laboratórios, cantina e almoxarifado, além da reforma na recepção e laboratórios clínicos. Pretende ainda construir mais uma ala com salas de aula.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312898/visualizar/