Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 14 de Março de 2006 às 09:36
Por: Marcia Raquel

    Imprimir


Buscar meios de aproximar a Cultura, o Movimento Hip Hop e a Educação. Esta é a intenção da Central Única das Favelas de Cuiabá (Cufa), que busca parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para estender o projeto “Consciência Hip Hop nas Escolas” ao maior número de unidades escolares possível.

Nesta segunda-feira (13), a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, em uma conversa preliminar com a representante da Cufa em Cuiabá, Karina Santiago, deixou claro que a Seduc está aberta a parcerias. “A Cufa trabalha com jovens em situação de risco e em sua maioria negros. Temos projetos voltados à diversidade cultural e a inclusão”, disse.

A Cufa é uma organização nacional que nasceu no Rio de Janeiro e hoje se estende pelos demais Estados brasileiros. Em Mato Grosso ela já está presente nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Barra do Garças. Conforme Karina Santiago, a Cufa trabalha com crianças e jovens e busca aproximar a Cultura Hip Hop da Educação. “A gente busca também a inserção do jovem no contexto profissional”, ressaltou.

O projeto “Consciência Hip Hop nas Escolas” já foi desenvolvido na Escola Estadual André Luiz da Silva Reis, em Cuiabá, no ano passado. As atividades foram desenvolvidas no período de junho a setembro de 2005 e foi finalizado com um Festival realizado no Espaço Cultural Silva Freire.

Além de envolver as comunidades em diversos eventos, a Cufa realiza atividades quinzenais que abrangem vários bairros da Capital e de Várzea Grande. No próximo dia 26 de março, será inaugurado mais um núcleo de atividades da Cufa no bairro Osmar Cabral em Cuiabá.

Aplauso

O Movimento Hip Hop, que engloba o rap (música com ritmo e poesia), o break (dança) e o grafite (artes plásticas – expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros) e cuja expressividade cresceu a partir dos anos 90, já é trabalhado pela Seduc por meio do projeto Aplauso. Integrante do planejamento estratégico Escola Atrativa, o projeto visa diminuir a evasão escolar, a repetência e a violência nas escolas, desenvolvendo atividades extra-classes de incentivo a oficinas de arte, leitura, música, dança, teatro e esportes.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312925/visualizar/