Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 14 de Março de 2006 às 06:39
Por: Edimar Santos

    Imprimir


A secretaria municipal de Saúde de Campo Novo do Parecis já disponibilizou a vacina contra um dos principais causadores de doenças diarréicas agudas em crianças com até três anos: o Rotavírus. Embora a incidência de casos de diarréia causada pelo Rotavírus não seja recente somente na semana passada o Ministério da Saúde disponibilizou os primeiros lotes da vacina, que deve ser ministrada em duas doses; a primeira até o 3º mês de vida e a segunda quando o bebê completa 5 meses.

De acordo com a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Noely Negrão, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município. “Ela é distribuída gratuitamente e é essencial que a mãe tenha o cuidado de observar, atentamente, o prazo de vacinação. Se a criança passar do terceiro mês e não receber a primeira dose ela também não pode receber a segunda e fica vulnerável à ação do vírus”, explica.

Em 2005 a secretaria municipal de saúde registrou 1.216 casos de diarréia em Campo Novo dp Parecis. O primeiro ataque do vírus ocorre, geralmente, entre os 3 e 24 meses de idade, quando a criança ainda não desenvolveu defesas efetivas contra a infecção. O vírus se transmite de uma criança à outra através das fezes e, as vezes, através da saliva. Os sintomas iniciais são vômitos e febre, seguidos de uma diarréia que pode durar até 7 dias. Se não for corretamente controlado o vírus pode levar à morte.

Cuidados – Não existem medicamentos especiais contra o Rotavírus, porém, algumas medidas podem ser úteis e práticas para evitar o contágio. O aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida é um importante aliado. Lavar e desinfetar as frutas e verduras e lavar as mãos antes e depois de utilizar o vaso sanitário e antes de preparar qualquer alimento para o bebê tão são importantes. E, ao perceber os sintomas, a criança deve ser levada imediatamente à unidade de saúde mais próxima.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313022/visualizar/