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Educação/Vestibular
Segunda - 13 de Março de 2006 às 16:56
Por: Andréa Martins

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Sessenta e nova por cento das escolas do Estado de Mato Grosso já realizaram o cadastro de seus professores e alunos, concluindo assim, a primeira das quatro etapas do Programa Gerador de Cadastro (PGC). As demais unidades escolares (31%) devem fazer o cadastro até o dia 29 deste mês, quando dará início a segunda etapa do programa, que se configura no monitoramento pelo Programa Administrador de Cadastro (PAC).

O PGC é um programa do Governo Federal, implantado em agosto de 2005 e que está sendo realizado em parceria com os governos estaduais e municipais. Ao todo, a iniciativa será desenvolvida em quatro etapas e são elas: 1º Cadastro de alunos e professores; 2º Controle da freqüência escolar através do Número de Identificação Social (NIS); 3º Censo Escolar em Tempo Real e 4º Avaliação da Educação Básica.

Coordenadora do censo escolar em Mato Grosso, Josinete Aparecida Ferraz, conta que o processo de cadastramento de alunos e professores das escolas iniciou em setembro do ano passado. “No final deste mês, estaremos concluindo esta etapa”, esclarece.

Ela explica que para realizar a segunda fase estará, juntamente com outra técnica da Seduc, entre os dias 14 a 17 deste mês, em Brasília, participando do Encontro Nacional do Censo Escolar 2006. “Receberemos a capacitação sobre o Programa Administrador de Cadastro. Com base nesta capacitação, poderemos iniciar a segunda etapa em Mato Grosso”.

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) encaminhará aos secretários de Estado de Educação e prefeitos um termo de adesão. Os Estados e os Municípios que assinarem o termo receberão um computador e um periférico para leitura do cartão NIS – Número de Identificação Social – para acompanhar o desenvolvimento do aluno na escola.

PGE

Com a iniciativa, será possível registrar alunos, docentes e escolas em uma identificação expressa através do NIS - Número de Identificação Social. Essa identificação fornecerá condições mais precisas de acompanhamento da vida escolar dos alunos, além de captar a real situação dos docentes e permitir ações integradas entre programas e políticas sociais.





Fonte: Assessoria Seduc-MT

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