Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 13 de Março de 2006 às 15:24
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A “I Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CEGTES)”, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos, terminou na última sexta-feira (10.03), em Cuiabá, com 60 propostas aprovadas e que serão encaminhadas para o encontro nacional que acontece entre os dias 27 e 30 de março, em Brasília. O evento, que teve como tema “Trabalhadores da saúde e saúde de todos: práticas de trabalho, gestão, educação e participação”, reuniu cerca de 250 participantes, entre delegados, convidados e observadores.

Conforme a coordenadora geral da conferência, Tânia Maria Zulian, algumas das 60 propostas aprovadas são: realização de levantamento técnico da real necessidade de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) por perfil, de acordo com a demanda, garantindo assim, a melhoria da qualidade dos serviços, garantia da participação de todos os profissionais da área de saúde no introdutório e demais módulos do Programa de Saúde da Família (PSF) e a criação de uma mesa de negociação permanente do trabalho no SUS nos níveis estadual e regional com assessoria para a criação na esfera municipal.

“O resultado da conferência foi extremamente positivo. Acreditamos que alcançamos o nosso objetivo, pois com as propostas da conferência queremos oferecer mais qualidade e melhorias nas relações e na gestão do trabalho para o servidor da saúde de Mato Grosso”, afirmou.

Conforme Tânia Zulian, as proposições aprovadas contemplam os eixos temáticos discutidos durante a conferência, que são: “Gestão democrática e participativa no trabalho em Saúde: agenda estratégica e financiamento”, “Negociação na gestão do trabalho e da educação na saúde: valorização, humanização e saúde do trabalhador” e “Controle social do trabalho e da educação na saúde”.

Durante a conferência estadual também foram eleitos os 16 delegados, sendo oito representantes dos usuários, quatro dos trabalhadores da saúde e quatro dos gestores, que vão representar Mato Grosso no evento nacional, em Brasília. “A participação de Mato Grosso na conferência nacional é muito importante porque será um momento em que serão discutidas e definidas as novas diretrizes na formulação das políticas de gestão de trabalho e da educação na saúde”, ressaltou Tânia Zulian.

A gerente do Centro de Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Soraia Maciel, lembrou ainda que a conferência foi norteada pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Saúde (NOB/RH-SUS) e pelo Documento Base da Conferência Nacional. “Foi um momento em que gestores, trabalhadores e usuários pactuaram democraticamente os programas e projetos comprometidos com a humanização que teve como foco o trabalhador e os gestores da saúde”, disse.





Fonte: Assessoria Ses/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313135/visualizar/