Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 13 de Março de 2006 às 06:53

    Imprimir


O município de Nova Mutum realizará de 20 a 28 de março uma campanha de combate à tuberculose. As atividades serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento na Semana de Combate à Tuberculose. Uma equipe de 50 pessoas formadas por agentes de saúde e enfermeiros realizará palestras e orientações nas escolas, empresas e comunidades.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada "bacilo de Koch". A transmissão ocorre através do ar. Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente tossindo, falando ou espirrando. Estes micróbios podem ser inspirados por pessoas saudáveis, provocando a contaminação.

Os principais sintomas são tosse por mais de 15 dias, febre geralmente ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meninges (meningite), ossos e rins. As pessoas que apresentam esses sintomas devem procurar o Posto de Saúde mais próximo e fazer um exame médico. A doença tem cura e os remédios são fornecidos gratuitamente nos Postos de Saúde.

Desde 1993 a Organização Mundial de Saúde considera a Tuberculose em estado de emergência devido o crescimento da doença. Por ano ocorrem 8,5 milhões de casos e 3 milhões de mortes causadas pela Tuberculose, a maioria em países em desenvolvimento.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313330/visualizar/