Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 12 de Março de 2006 às 10:10

    Imprimir


O melhor ensino médio do País não está nas grandes capitais. Apesar de escolas públicas e privadas do Rio e de São Paulo terem se destacado isoladamente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do MEC, levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo a partir das médias gerais mostra que alguns municípios de médio porte do interior tiveram desempenho melhor do que as maiores cidades do País.

Foram comparadas a média dos alunos no Enem de 122 municípios que, segundo o IBGE, tinham mais de 200 mil habitantes. Esse corte foi preciso porque cidades muito pequenas poderiam ter só uma ou duas escolas avaliadas. Desse grupo, quem mais se destacou foi Petrópolis, na região serrana do Rio, cuja média dos alunos das redes pública e privada no exame foi de 54,274 pontos.

Em seguida vêm São Carlos (SP), Vitória (ES), Santa Maria (RS), Niterói (RJ) e São Leopoldo (RS). Duas grandes capitais tiveram bom resultado: Porto Alegre (10º lugar) e Belo Horizonte (11º).

O Rio de Janeiro ficou na 28ª colocação, superado dentro do Estado por Petrópolis e Niterói. São Paulo foi a 37ª, atrás, no Estado, de São Carlos, Jundiaí, São José do Rio Preto, Limeira, Campinas, Santos, Marília, Presidente Prudente, Taubaté e Ribeirão Preto. As piores cidades na lista foram Itaquaquecetuba (SP), Belford Roxo (RJ) e Boa Vista (RR).

Duas características são marcantes nas dez melhores. A primeira é que nove delas, exceto Porto Alegre, são de pequeno ou médio porte (entre 200 mil e 500 mil moradores). A segunda é que, em oito delas, há grandes universidades públicas ou privadas, o que facilita, segundo secretários de Educação ouvidos pelo jornal, a capacitação do corpo docente.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313385/visualizar/