Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 11 de Março de 2006 às 21:15

    Imprimir


O embate político que a oposição está liderando, com apoio da bancada de oposição na Câmara Municipal de Nortelândia, com denuncias que beiram a mesquinhez e o claro interesse de desestabilizar a administração municipal, já visando às eleições de 2008, acaba por prejudicar a imagem do município, emperrando o processo de viabilidade econômica que se pretende desenvolver, objetivando a retomada da economia com um crescimento sólido, capaz de gerar emprego e renda aos milhares de habitantes, evitando que pessoas deixem o município em busca de oportunidade no mercado de trabalho. É preciso dar esse crédito a qualquer administrador, não importa quem seja e muito menos que sigla ele representa.

No regime democrático em que vivemos, é extremamente importante que exista a chamada oposição, que serve de equilíbrio político administrativo, porém, ela deve ser feita com responsabilidade, calcada no interesse comum e não no objetivo principal de causar um terror em torno de uma administração, emperra-lá e inviabiliza - lá administrativamente.

O grupo político que administra o município, não teve sossego desde quando venceu as eleições e iniciou o mandato com um processo patrocinado pelo candidato derrotado, Neurilan Fraga (PFL), na Justiça Eleitoral, com o objetivo de cassar o diploma eleitoral do prefeito eleito e seu vice, Vilson Ascari e Antônio Meira, respectivamente, resultado, a justiça não encontrou provas e arquivou a denuncia. Desde aquela época já se percebia o claro interesse em provocar uma situação de descredibilidade junto à população, que prosseguiu com a atuação dos vereadores, que não deixa a administração trabalhar, buscando a todo instante criar um cenário de escândalo, desmando e etc.

Entre tantas as outras ações, uma delas, embora pareça configurar crime, o que não discutirei nesta matéria, é a que pede a cassação de um mandato, tão somente porque os gestores do poder legislativo e do executivo teriam supostamente emplacado os veículos com números que podem se referir as dezenas de seus respectivos partidos. Os gestores teriam pago com recursos públicos, a escolha da placa, com valores de aproximadamente R$ 40 e R$ 60 reais, respectivamente. É muito pouca coisa para tanto barulho, se há o crime, que eles sejam condenados a ressarcir os cofres públicos, esse valor corrigido e retirarem as placas, mas cassar um mandato e criar esse clima por causa disso é muito, é um prejuízo para o município. O denuncismo barato e o clima de terror desencadeado, prejudica todos nós Nortelândenses, empresários e etc, o município para, o administrador passa a preocupar em se defender e o município começa a ser penalizado, isso é pura irresponsabilidade daqueles que não analisam e agem inescrupulosamente. O pior de tudo são as pessoas que colaboram para que isso ocorra.

Neste momento há em campo, uma tramóia com objetivo eleitoreiro, interesses escusos de candidatos futuros que pretendem tirar do caminho as duas mais poderosas lideranças políticas e populares do município e ter o caminho livre para as próximas eleições, mas este é um assunto que não quero tratar agora, o objetivo principal desta matéria é mostrar o outro lado da coisa.

A ex-presidente da Câmara Municipal vem sendo triturada, tudo por que não se rendeu aos interesses escusos de certas camadas, mesma atitude adotada pela administração atual. Se eles tivessem cedido ao interesse de uma minoria, esse clima não existia. Agora querer manchar a imagem de uma mulher que tem sua vida pautada pela honradez, conduta ilibada e a prestação de serviços à comunidade carente, por que está teria supostamente emplacado uma moto com um numero de um partido, e jogar seu nome na lama é realmente sórdido.

Está em curso um plano medíocre que conta apenas com a anuência dos seres humanos, imperfeitos, de qualidade e defeitos, mas não do criador, do engenheiro do universo, Deus, que assiste a tudo, fazendo anotações que no futuro ele ou as forças do universo, realizarão a compensação, embora os incrédulos não acreditem, essa compensação costuma ser dolorosa. A lei da vida e do universo são diferentes da lei da terra, do ser humano, instituída pelos morcegos, pelos crápulas, maus carateres e etc. A alguns que integram ordens milenares, onde supostamente devem aprender a se portar como servo de deus e não do diabo, mas que temporariamente esquecem dos ensinamentos que acredito, devem receber, ignoram o juramento, que acredito devem fazer de fraternidade, igualdade e justiça. A outros que simplesmente nunca seus pais lhes ensinaram ou se ensinaram, esqueceram ou não praticam certas condutas e agem com falsidade, com maldade, com perversidade, se esquecendo que todos nos encontramos um dia na longa estrada da vida.

É digno de reconhecimento e de oportunidade nova, aquele que já errou na vida, erra, reconhece que errou e procura reparar seus erros, mas é digno de reprovação àquele que sempre errou, erra e continua errando, apenas pelo prazer de prejudicar. Nortelândia é muito maior que este interesse escuso, que conta com a orquestração de alguns pseudos - defensores da coletividade, que na verdade são defensores de seus interesses próprios.

Se não vejamos, o prejuízo que teve do ponto de vista administrativo o município de Tangará da Serra e Arenápois, embora nesses municípios, os casos de corrupção eram gritantes e necessitava mesmo da ação da imprensa e da justiça, mas que não é o caso de Nortelândia. Precisamos enquanto cidadãos e homens públicos, sermos justos e perfeitos, ao menos tentar, mas não sermos tão sujos e nojentos.

Por outro lado a administração atual, de Nortelândia, colabora para o clima que se instalou, com a falta de respeito e de urbanidade no tratamento como o povo, pela falta de educação e de sensibilidade com o povo e a classe política. Ninguém é super-homem, dono da verdade, senhor de si, dono da razão e etc, todos nós somos seres imperfeitos. Alguns nascem com deformações físicas, outros adquirem deformação de caráter e por aí vai.

Mas, mais uma vez, é uma pena que tudo isso esteja acontecendo, e nos resta torcer para que o brilhante Ministério Público, a Justiça, os homens públicos, vereadores, secretários, políticos derrotados, políticos vitoriosos, pensem no coletivo, ajam com justiça, ética e busquem a paz, busquem o interesse comum, o bem e a felicidade de todos.

*Edivaldo de Sá é radialista, jornalista e Acadêmico de Direito.




Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313421/visualizar/