Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 10 de Março de 2006 às 19:36

    Imprimir


As aulas da primeira turma de mestrandos em Política Científica e Tecnológica, pelo sistema de videoconferência, começaram esta semana, em Cuiabá. São dez alunos de Mato Grosso e outros 20 de Campinas (SP) que irão interagir por meio do vídeo e de Internet. Dos alunos mato-grossenses, oito são servidores estaduais e dois do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Este é o primeiro mestrado por vídeo-conferência autorizado pelo Ministério de Educação e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Mec/Caps), e está sendo realizado por meio de uma cooperação entre a Escola de Governo, Cefet, Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e a Universidade de Campinas (Unicamp).

As vagas foram oferecidas pela Unicamp para todo Mato Grosso, e foram divulgadas pela Escola de Governo, Fapemat e Cefet, menos de um mês da data de inscrição. Ao todo, 147 projetos foram inscritos, mas apenas dez aprovados, sendo oito deles de servidores estaduais. A primeira aula aconteceu no dia 8, na sala de audiovisual do Cefet, onde também acontecerão as aulas presenciais.

“Este é um evento de bastante relevância para Mato Grosso já que oito participantes são servidores públicos e que estarão contribuindo para a pesquisa no Governo. São novos pesquisadores que irão implementar seus conhecimentos no Estado”, salientou o diretor da Escola de Governo, Altair Balieiro.

O curso terá dois anos de duração, e será dividido em três módulos, onde serão realizadas duas provas e também apresentação de seminários, sendo que para estes serão formados grupos compostos por alunos de Campinas e de Cuiabá. “As provas serão realizadas em casa, com um prazo aproximado de dez dias para a realização. As bibliografias obrigatórias do curso serão digitalizadas e disponibilizadas por meio do sistema Teleduc, que é um ambiente na Internet de ensino a distância. Ao todo serão seis disciplinas, sendo que as duas primeiras acontecerão por meio da teleconferência e as outras quatro presenciais em Cuiabá, no Cefet. As aulas de teleconferência acontecerão as terças e quintas-feiras, pela manhã. Ainda não há calendário para as aulas presenciais”, explicou o coordenador do curso em Cuiabá, professor-mestre em educação, Rodolfo José de Campos Curvo.

Os alunos mato-grossenses também terão que passar os últimos seis meses do curso em Campinas para orientação, construção e defesa da dissertação do mestrado, além de cursarem outra disciplina.

O objetivo do curso é explorar o desenvolvimento da tecnologia e seu impacto na economia, com resultados de transformações mais amplas. Além da economia, também será estudado o impacto em outras áreas como trabalho, institucional ou de regularização. O curso de mestrado em Política Científica e Tecnológica da Unicamp recebeu a nota máxima da Caps na última avaliação, que é cinco.

Para o diretor da Fapemat, Antônio Carlos Camacho, a realização deste curso de mestrado por meio da videoconferência é um passo muito importante. “Contribui para o fortalecimento das instituições de ensino de Mato Grosso. Estamos procurando mudar a cara do estado em questão de graduação, para que os resultados possam ser revertidos não só para Mato Grosso, mas para a ciência do Brasil”, salientou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313639/visualizar/