Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 10 de Março de 2006 às 15:42

    Imprimir


Uma criança indonésia é a mais recente vítima fatal da gripe aviária no país, que já registra 21 mortes causadas pela doença.

Segundo o representante do Ministério da Saúde da Indonésia, Hariadi Wibisono, um laboratório da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que um menino de três anos morreu após ter sido infectado pelo vírus da gripe.

Acredita-se que o garoto, que morreu no dia 28 de fevereiro num hospital em Semarang, na província de Java, tenha tido contato com frangos doentes pouco antes de passar mal.

Mais de 90 pessoas já morreram por causa do vírus H5N1 desde 2003.

A maioria das mortes ocorreu na Ásia, mas também já foram registrados casos em pessoas e pássaros na Europa e na África.

Quase todas as mortes foram resultado do contato de pássaros infectados.

Vacinação em massa

Após dois países europeus - França e Holanda - terem iniciado a vacinação de parte de seus pássaros, a Rússia também resolveu realizar uma vacinação em massa de aves domésticas para protegê-las contra o vírus H5N1.

Milhões de doses de uma vacina desenvolvida por cientistas russos foram transportados para regiões no sul da Rússia onde o vírus da gripe aviária foi detectado.

As autoridades russas vão vacinar de graça aves domésticas, com prioridade para áreas ao redor de reservatórios que estão localizados nas rotas de migração de aves selvagens da Turquia e da Ásia central.

Especialistas temem que o vírus da gripe aviária possa sofrer mutações que permitam que, no futuro, ele possa ser transmitido de humanos para humanos, iniciando uma pandemia, porém não existe nenhum indício de que isto já tenha ocorrido.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313685/visualizar/