Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 10 de Março de 2006 às 07:45
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Em mais uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), visando a valorização da Língua Espanhola no Estado, o Governo da Espanha, por meio da Embaixada da Espanha no Brasil, decidiu instalar um Centro de Formação de Língua Espanhola em Cuiabá. A notícia foi dada pela secretária de Educação, Ana Carla Muniz, e o conselheiro da Embaixada no Brasil, Jesús Martín Cordero, ao governador Blairo Maggi, nesta quarta-feira (08.02).

Desde o Estradeiro Internacional, o governador busca estreitar as relações com países que tem a língua espanhola como mãe. “Somos um Estado que faz fronteira com um país (Bolívia) onde prevalece a língua espanhola, por isso o Espanhol se tornou necessário para o nosso Estado, em todos os aspectos”, ressaltou Blairo Maggi.

A intenção é que o Centro de Idiomas se torne referência para o Brasil, pois vai atender todos os professores da rede pública de ensino tanto de Mato Grosso quanto dos Estados que compõem o Centro-Oeste. “O espanhol não é mais uma língua na América Latina, hoje 400 milhões de pessoas no mundo falam espanhol. Por isso esse projeto, que é inédito no país, vai dar um destaque importante para o Estado”, destacou o conselheiro Jesús Martín.

Instalações

O centro deverá funcionar no prédio do Conselho Estadual de Educação (CEE), onde será equipado com uma mídioteca – para a realização de seminários, palestras e cursos de atualizações-, biblioteca, microcomputadores e outros recursos didático-pedagógicos. A previsão é de que o centro seja inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano.

Para a secretária de Educação, a instalação do centro é um avanço para a educação de Mato Grosso e marcará o início da segunda etapa da parceria com a Embaixada da Espanha. “Essa é uma proposta ousada é importante para o nosso Estado, pois mais uma vez somos pioneiros na criação desse pólo de referência do ensino de Espanhol da região Centro-Oeste”, disse Ana Carla.

Para começar o processo de instalação do Centro de Recursos, a Embaixada disponibilizou um assessor especialista em Língua Espanhola, Juan Fernandez, que vai acompanhar todo o processo no Brasil. “Além dos professores da rede pública estadual também vamos atender os estudantes de institutos educativos que oferecem a Língua Espanhola”, observou Juan Fernandez.

Parceria A Embaixada da Espanha já é parceira da Seduc em uma outra ação. Em 2004, Mato Grosso foi o primeiro Estado a assinar o Termo de Cooperação para o ensino da Língua Espanhola dirigido para professores da rede estadual de ensino. Hoje são 180 professores formados, ainda este ano, mais 120 devem receber a formação continuada em Língua Espanhola.

Além da secretária Ana Carla e o conselheiro Jesús Cordero, estiveram presente na reunião, a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Darsie; a representante da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e membro do diretório da Ample (Associação Mato-grossense dos Professores de Língua Espanhola), Nelsi Maria Smaniotto; Julio Zavala também da Ample; e a superintendente de Formação da Seduc, Mônica Agripina Botelho.

Cultura

Ainda na quarta-feira, a equipe da Seduc e da Embaixada da Espanha visitaram o secretário de Estado de Cultura (SEC), João Carlos Vicente Ferreira, onde foi confirmada a participação da Espanha na Literamérica 2006 – Feira Sul-americana do Livro de Mato Grosso, que ocorrerá de 16 a 24 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal.

A Embaixada Espanhola se comprometeu em realizar, durante a Literamérica, o Encontro Nacional dos Presidentes das Associações de Professores de Língua Espanhola. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é um das parcerias do evento e deve levar diversas ações para ser apresentadas durante os dias da Literamérica.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313770/visualizar/