Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 09 de Março de 2006 às 15:40
Por: Lidian Coelho

    Imprimir


Os alunos do curso de Plantas Medicinais da Secretaria Municipal de Saúde participam, nesta sexta-feira, de uma aula prática no Horto Florestal, onde será feita uma explanação de toda a parte teórica apresentada até agora. “Vamos aprender como fazer a identificação botânica correta, conhecer a variedade de plantas medicinais. Será o primeiro contato dos alunos com a terra e a natureza”, disse a coordenadora do curso, a farmacêutica Isanete Bieski.

O curso de Plantas Medicinais faz parte do Programa de Fitoterapia e Plantas Medicinais da Secretaria Municipal de Saúde – FITOVIVA - criado em 27 de Julho de 2004, através do Decreto Nº. 4.188.

Este Programa encontra-se em consonância com “Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares no SUS” aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde em 15/12/2005, cujas diretrizes vêm fortalecer a formação e educação permanente dos profissionais de saúde em plantas medicinais e fitoterapia e a ampliação da participação popular e controle social na Saúde.

A implantação do programa, em Cuiabá, foi realizada por meio do Projeto Piloto de Farmácia Fitoviva de Plantas Medicinais no PSF – Ribeirão da Ponte. A programação feita junto à diretoria de atenção básica e secundária identificou profissionais e usuários de 14 unidades, sendo 10 básicas e 4 secundárias, interessados em integrar o Curso de Plantas Medicinais – Formação de multiplicadores.

Este curso de sensibilização conta com a participação da comunidade, gestores e de equipe multidisciplinar das unidades saúde: médicos, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, educadores físico, auxiliares administrativos e de serviços gerais, auxiliar e técnico de enfermagem, vigilantes e agentes comunitários de saúde.

A meta proposta no Programa é de buscar integração dos vários setores sensibilizados para implantar 30 Farmácias Fitovivas até final de 2006.

O QUE? – Aula prática do curso de Plantas Medicinais

ONDE? – Horto Florestal

QUANDO? – sexta-feira (10)

HORÁRIO? – 08h.





Fonte: PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313901/visualizar/