Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 09 de Março de 2006 às 13:58

    Imprimir


Jong-Wook pediu aos governos africanos que usem seus próprios recursos para criar um fundo de emergência para lidar com a doença.

Durante visita ao Quênia, o diretor da OMS pediu mais US$ 750 milhões em ajuda internacional para combate a gripe aviária.

É necessária a intensificação de esforços para que os países se preparem para um possível surto da doença, depois de constatados na África Ocidental casos de contaminação pelo vírus H5N1, que é letal.

Sacrifício

A correspondente da BBC na África Oriental, Karen Allen, diz que a maior parte da indústria de criação de frangos no continente trabalha em pequena escala, em empresas familiares.

A OMS prevê que os fazendeiros vão relutar em sacrificar aves com aparência saudável sem o pagamento rápido de uma indenização.

Jong-Wook alertou que as compensações devem representar um grande peso para os governos africanos.

No começo desta semana, o governo da Nigéria começou a pagar indenizações a fazendeiros cujas aves tinham sido mortas por causa da gripe do frango. Os fazendeiros consideraram o pagamento insuficiente.

A Nigéria foi o primeiro país da África a confirmar a ocorrência de casos da gripe aviária, que já se espalhou pelo país.

Até agora, não foi constatada a contaminação de seres humanos no continente, mas a ONU já alertou para a possibilidade de um desastre regional se o vírus continuar a se disseminar.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313932/visualizar/