Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 09 de Março de 2006 às 07:04
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Divulgar o cinema brasileiro nas escolas. Com essa idéia, a organização do 13º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, por meio do projeto “Cinema vai a Escola”, irá formar oito estudantes, do Ensino Médio de escolas estaduais da Capital, em agentes para o desenvolvimento do cinema nas escolas (Adcines).

A partir dessa quinta-feira (09.03), os estudantes das escolas estaduais Presidente Médici, Ferreira Mendes, André Avelino, Liceu Cuiabano, Professora Marcelina de Campos, José de Mesquita, Djalma Ferreira de Sousa e Professora Diva Hugueney, passarão a assistir os filmes brasileiros.

Uma equipe do “Cinema vai a Escola” acompanhará a exibição e irá explicar aos alunos interessados em ser um “Adcines” como será desenvolvido o projeto dentro de sua escola. “Para selecionar os estudantes, serão realizados debates e aplicação de questionário”, esclareceu a representante do projeto Cinema vai a Escola, Aliana Camargo.

Durante seis meses os “Adcines” serão os responsáveis por elaborar um plano de divulgação do cinema em sua escola. Eles também promoverão palestras e workshops na busca de formação de núcleos audiovisual dentro da unidade escolar.“Quando o festival estiver acontecendo, em abril, esses alunos estarão em contato com atores, produtores e diretores do Brasil inteiro, fazendo uma ligação entre o cinema e a escola”, explicou a representante do projeto.

Visão crítica

Para desenvolver essa ação, a organização do Festival vai contar com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nesta quarta-feira (08), o organizador do Festival, Luiz Borges, foi recebido pela secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

De acordo com Luiz Borges a idéia, ao criar os Adcines, é de promover a formação de platéia. “O objetivo é que esses alunos tenham acesso ao acervo do cinema brasileiro, que não serve apenas de entretenimento dos alunos, mas também na formação cultural e social destes jovens”.

Para a secretária Ana Carla, além de desenvolver a visão critica dos alunos, o cinema ainda contribuiu no processo ensino aprendizagem. “O cinema, assim como outros meios de comunicação, como jornais e rádios, podem ser utilizados nas aulas como ferramentas complementares de ensino”, disse Ana Carla.

A partir do dia 10 de abril, os jovens escolhidos para serem Adcines farão um curso, durante uma semana. Como forma de incentivo, os “Adcines” vão receber uma bolsa atividade para custeio dos materiais necessários no desenvolvimento do trabalho. O 13º Festival de Cinema de Cuiabá acontecerá entre os dias 24 e 29 de abril, no Cine Multiplex do Pantanal Shopping.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314058/visualizar/