Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Março de 2006 às 06:51
Por: Toninho de Souza

    Imprimir


A produtora rural Simone Pereira Pinto Rezende, proprietária da fazenda Onça Pintada, localizada no município de Colniza (1.150 km ao Norte de Cuiabá), foi a primeira mulher a receber autorização da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para trabalhar com plano de manejo em sua propriedade.

Simone Pereira, que trabalhava apenas com a pecuária de corte, decidiu diversificar os negócios e explorar também a madeira existente em sua propriedade. Ela recebeu o certificado da secretaria para a exploração de uma área de 450 hectares. Ela pretende extrair espécies nobres, como Ipê, Cedro Marinheiro e Garapeira, através do plano de manejo, que prevê o corte seletivo da madeira. O principal objetivo do manejo é a exploração racional dos recursos naturais. Neste caso, as árvores são cortadas, mas a floresta é mantida em pé.

O projeto, que recebeu o nome de Onça Pintada, foi analisado e liberado em tempo recorde pela equipe da Superintendência de Gestão Florestal da secretaria de Meio Ambiente. “O projeto passou quatro anos tramitando dentro do Ibama e sequer a vistoria foi realizada. Na Sema, foi analisado pelos técnicos e liberado em menos de três meses”, disse a produtora.

Simone elogiou a agilidade da secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso. “A equipe foi exigente com a documentação necessária, mas saio satisfeita com o resultado apresentado. Sem burocracia ou qualquer exigência absurda meu projeto foi liberado com rapidez”, elogiou Simone.

Desde 3 de janeiro, por força de Termo de Cooperação Técnica assinado entre o governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente, a Sema assumiu a gestão florestal em Mato Grosso, passando a ser responsável pela liberação de planos de manejo e transporte de madeira, atribuições que antes estavam a cargo do Ibama.

Simone Pereira Pinto Rezende foi a primeira mulher a receber obter autorização para exploração de plano de manejo, mas outros produtores já haviam recebido também autorização da Sema para trabalhar com manejo. Os processos tanto para plano de manejo, como para o transporte de madeira, estão sendo analisados com rapidez pela equipe técnica da secretaria.





Fonte: Assessoria/Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314059/visualizar/