Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 09 de Março de 2006 às 06:49

    Imprimir


Será inaugurada no próximo sábado (11/03), às 8h, a Central de Inseminação de Suínos da Fazenda Experimental da UFMT em Santo Antônio do Leverger. Um dos objetivos da Central será a pesquisa sobre a influência da temperatura ambiente na produção de sêmen de suínos na região de Cuiabá. O investimento foi feito basicamente com recursos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev) da UFMT.

A Central de Inseminação começou com um projeto piloto com o tema "Efeito do estresse térmico sobre a qualidade do sêmen de cachaços criados na Baixada Cuiabana". De acordo com o professor João Caramori, do Departamento de Produção Animal da Famev, a literatura científica existente aponta que a qualidade do sêmen suíno cai muito em temperaturas a partir de 30 graus, como é o caso da Baixada Cuiabana. Na Fazenda Experimental, a temperatura, dentro dos galpões, chega aos 37 graus. ´´Os estudos existentes até hoje foram feitos por indução climática, o que os diferencia do nosso, em condições naturais do meio ambiente``, explica Caramori.

A nova unidade do Setor de Suinocultura da Fazenda Experimental fará pesquisas para fundamentar melhor este quadro e buscar condições para melhorar a produção de sêmen nas condições ambientais existentes. Além do professor Caramori, o trabalho será coordenado pela professora Keiko Hatamoto, da área de Reprodução Animal da Famev.

O laboratório da Central de Inseminação irá contar com um microscópico óptico tríplice; uma estufa, refrigeradores específicos para sêmen e salas para higienização dos animais, coleta de sêmen, para análise e para o preparo de equipamentos. Por enquanto, o local não terá atividades de extensão, já que ainda não está credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Serão feitas atividades de ensino e pesquisa, com a presença de bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic), da Uniselva e estagiários, no total de 27 alunos do curso de Medicina Veterinária.

Na inauguração, estão previstas as presenças do reitor da UFMT, Paulo Speller; do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Valny Souza Corrêa; do Superintendente Regional do Ministério da Agricultura, Paulo Bilego; do vice-presidente da Sociedade Nacional de Medicina Veterinária, Carlos Guilherme Dorileo Leite; do presidente do Indea, Décio Coutinho; do presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Paulino Teixeira Macedo; do presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso, Jorge Pires de Miranda; do presidente da Cooperativa de Médicos Veterinários (Unimev), Wilton Santos e de parlamentares ligados ao setor agrícola, como o senador Jonas Pinheiros e a deputada federal Celcita Pinheiro; do presidente da Federação Mato-grossense de Agricultura (Famato), Homero Pereira e das pró-reitoras da UFMT das áreas de Graduação, Matilde Crudo, de Pós-Graduação, Marinêz Isaac Marques e Administrativa, Adriana Weska.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314060/visualizar/