Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 08 de Março de 2006 às 10:55

    Imprimir


Ocorre nesta quarta-feira à noite no Saguão de Entrada do Campus da UFMT em Rondonópolis, o lançamento da Revista Intergeo 3 - Interações no Espaço Geográfico. A revista é uma produção do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus de Rondonópolis. O lançamento terá início às 20h30.

De acordo os editores da Intergeo, a professora doutora Denise Maria Sette e o professor doutor José Roberto Tarifa, a revista que está sendo lançada é um conjunto de artigos que reforçam o caráter editorial da mesma. Para os editores, a revista é ´´um espaço de divulgação de estudos no âmbito da geografia, da teoria à técnica, do local ao regional, do específico ao geral e da educação, enquanto instrumento de transformação social´´.

Para os dois professores, o elo entre os temas abordados é, sem dúvida, a dinâmica recente do território mato-grossense, enquanto transformações dos meios de produção e reprodução das relações sociais, através da ´´moderna´´ agricultura da soja e do algodão. Estes temas são discutidos através da questão da água no Planalto dos Parecis e a dinâmica de Agronegócio no cerrado, bem como sobre os movimentos sociais na luta pela terra e por educação.

Conforme Denise Sette e José Tarifa, o reflexo deste estilo de desenvolvimento aparece na segregação espacial urbana e no espaço de reprodução da vida nas cidades e no campo. Entretanto, conforme salientam, tais fatos são interpretados de forma isolada e apenas como uma face ambiental (problemas urbanos, qualidade de vida ou degradação ambiental). ´´No entanto, fica claro na leitura dos artigos que o fator determinante é o modo capitalista de produção´´, opinam os editores.

Algumas das propostas apresentadas nos artigos da Intergeo colocam a educação ambiental na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento local, ou do uso do conhecimento técnico nas avaliações de impacto através de Sistemas de Informações Geográficas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314261/visualizar/