Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 07 de Março de 2006 às 17:00
Por: Andréa Martins

    Imprimir


Melhorar a qualidade de vida e da educação oferecidas aos alunos portadores de deficiência visual. É com este objetivo que a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais, por meio do Programa Nacional de Apoio à Educação de Deficientes Visuais, está promovendo entre os dias 06 a 17 deste mês um curso de aperfeiçoamento Educação Especial com a temática: Atividade de Vida Diária (AVD). A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Ao todo, 30 professores da rede estadual de ensino de 12 municípios participam da programação, que acontece no Hotel Mato Grosso Pálace. Durante as 80 horas de capacitação, os docentes aprenderão as ferramentas necessárias para ensinar os alunos com deficiência visual a realizar sozinhos diversas atividades da vida diária.

Ministrando a palestra está a educadora com especialização em deficiência visual, Aldeida Dilseia Pimentel de Azevedo. Durante o curso, ela abordará os seguintes temas: Como ensinar o deficiente visual a realizar sua higiene sexual, mental e pessoal; como se vestir; como passar roupa e organizá-la no guarda roupa e cabide; como arrumar a cama, cozinhar; como fazer compras em qualquer estabelecimento comercial, entre outros.

“Esses ensinamentos são fundamentais, pois representam para os deficientes visuais a autonomia como cidadãos. As aulas de AVD ensinam a esses alunos especiais a levar uma vida independente dentro de seus lares. Porém, isso só é possível quando os professores recebem a formação especifica como acontece neste curso”, frisou a gerente de Educação Especial da Seduc, Nagila Edilamar Vieira Zambonatto.

Para a professora Sueli Brito da Escola Estadual Paulo Freire, localizada no município de Sinop, o curso refletirá em melhoria na sua didática de ensino. “Estou há 22 anos na área da educação e este ano, irei trabalhar, pela primeira vez, com alunos especiais. Serei responsável por uma sala de recursos com 13 alunos portadores de deficiência visual. É uma tarefa gratificante, mas que requer, muita dedicação. Por isso, faço pesquisas na internet e compro livros relacionados ao assunto. Quero aproveitar este curso o máximo possível para que eu vá para a sala de aula com os conhecimentos necessários para realizar uma boa aula”.

Além de Sinop, foram contemplados professores dos seguintes municípios: Poconé, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Querência, Apiacás, Alto Araguaia, Campo Verde e Cuiabá.

CAP – (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual) - Nagila explica que todos os professores que trabalham com deficiente visual, tanto da rede estadual quanto do município, que estiverem interessados em receber a formação, podem realizar o curso gratuitamente no CAP, mantido pela Seduc.

“No CAP sempre estão sendo ofertados aos professores cursos em braile, sorabã, orientação e mobilidade e AVD”, finaliza.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/314457/visualizar/