Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 03 de Março de 2006 às 15:50

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde, no cumprimento de sua meta de promover a saúde da população do Estado ao mesmo tempo em que desenvolve ações preventivas no combate das doenças que ameaçam o cidadão, se interessa pelo bem estar integral da mulher mato-grossense. Nesse sentido está celebrando parceria com a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL) na realização da I Jornada do Dia Internacional da Mulher.

Do evento, que será realizado na próxima terça-feira (07/03), na Sala da Mulher (Auditório 2), às 13 horas e 30 minutos, constarão conferências, sessão plenária e participação do coral da Secretaria de Estado de Saúde. O término das atividades está previsto para às 18 horas.

Na terça-feira uma das conferencias terá o tema: Conquistas e Desafios do Universo Feminino e será proferida pela professora Madalena Rodrigues. A segunda conferencia, sob o tema Sexualidade: Mitos e Verdades, será proferida pelo médico Walther Esteves. Há, ainda, a previsão de uma terceira conferencista, que familiarizará os presentes com o tema A efetividade dos Aspectos Jurídicos na Perspectiva de Gênero.

A coordenadora da Sala da Mulher, da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Roseli Barbosa, disse que o evento tem um significado especial para a AL porque vem de encontro a uma política de valorização dos direitos e conquistas femininas. “As mulheres precisam garantir seus direitos, ocupar os espaços que lhe foram estendidos e ampliar suas conquistas e esse evento, uma parceria muito proveitosa com a Secretaria de Estado de Saúde, tem esse objetivo que é o mesmo da Sala da Mulher, aqui na Assembléia”, disse Roseli Barbosa.

Ela acrescentou que o papel feminino está crescendo em todas as camadas da sociedade organizada. “É cada vez maior o número de mulheres que comandam e sustentam suas famílias, mas ainda falta muito esclarecimento para que saibam onde recorrer, quando buscar seus direitos e como fazer valer as conquistas obtidas”, concluiu. “A proposta da Sala da Mulher é justamente a promoção e divulgação das experiências positivas ocorridas com as mulheres de Mato Grosso bem como a de orientação em todos os campos, o político, o social e o econômico. Com a I Jornada Dia Internacional da Mulher, com o tema Mulher, Saúde e Cidadania, acreditamos que fechamos um ciclo na capacitação das conquistas e desafios do universo feminino”.

A presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Infantil, Dorvina Figueiredo Costa Pereira, lembrou que a I Jornada terá duração de uma semana. “Estamos convidando, para o evento, presidentes de clubes de mães, da pastoral da saúde e da família,de associações de moradores, profissionais de Saúde, especialmente equipes do Programa Saúde da Família, para serem multiplicadores das informações”, afirmou. A intenção é que se possa formar uma rede de acolhimento à mulher de forma que ela se torne ativa não apenas em ocasiões emergenciais. “A mulher precisa reaprender a interferir e fazer a sua própria história” declarou Dorvina Figueiredo. “Acreditamos que as políticas públicas quando implantada com participação ativa da mulher Cidadã terão consequentemente manutenção frente as necessidades a enfrentar.”

Para isso, segundo ela, é necessário que as mulheres conheçam seus direitos e os exerçam de fato. Dorvina sugeriu que as mulheres se organizem em associações, que busquem ocupar seu espaço em entidades como os Conselhos Municipais de Saúde, a Sala da Mulher da Assembléia Legislativa, onde elas podem ter o poder de participação.

“Precisamos defender as políticas públicas de saúde da mulher para que cresçam tanto quantitativa quanto qualitativamente e, para isso, é necessário que as mulheres assumam o seu lugar na reivindicação de melhorias para o seu segmento”, recomendou Roseli Barbosa. “A I Jornada Dia Internacional da Mulher quer tornar isso possível repassando conhecimentos que facilitem essa conquista feminina”.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/315252/visualizar/