Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 03 de Março de 2006 às 15:33
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O Programa de Qualificação do Aprendiz (PQA), voltado para jovens e adolescentes, encerrou suas atividades de 2005 na manhã desta sexta-feira (03), no auditório da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio). Através do programa foram qualificados 193 jovens entre 14 e 24 anos. O PQA é desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em parceria com o Senac.

A solenidade de entrega de certificados contou com a presença da secretária Terezinha Maggi, do presidente do Sistema Fecomércio, Pedro Nadaff, do sub-coordenador da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Sebastião Stevan, do representante da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Manoel Gomes, e da diretora regional do Senac, Gislaine de Arruda.

O objetivo do PQA é preparar adolescentes para funções nas áreas do comércio e serviços, dando-lhes oportunidades de ingressar no mercado de trabalho. Durante o período do curso eles trabalham nas empresas participantes do programa e recebem uma bolsa auxílio. Além da aprendizagem prática, os treinandos recebem ainda ensinamentos teóricos.

"O Senac e o empresariado mato-grossense estão demonstrando a preocupação em auxiliar o Estado na árdua tarefa que é a de levar dignidade às pessoas carentes, através da oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Sou totalmente contra o assistencialismo e a favor de que cada um possa correr atrás do pão de cada dia, trabalhando com dignidade. Dentro do Governo temos vários estagiários que hoje, fazem parte do nosso quadro efetivo de funcionários. São exemplos de pessoas que foram contratadas por competência”, frisou a secretária Terezinha Maggi.

A aprendiz Iriane Taynara Mendes de Carvalho, 16 anos, estava emocionada com o encerramento da qualificação, que lhe trouxe também uma vaga no mercado de trabalho. “Durante toda a capacitação estagiei em uma concessionária de máquinas agrícolas, trabalhando no departamento fiscal. Com a finalização do projeto, fui contratada e agora serei secretária da empresa. Agradeço a todos que acreditaram em mim. Esta oportunidade me trouxe, além da experiência profissional, o êxito em ser efetivada”, disse.

Na mesma felicidade estava Wesley Thiego Ferreira Batista, 17 anos, que concluiu o curso de técnica em supermercado. “Estagiei em uma rede de supermercados de Cuiabá e aprendi muito sobre este setor. Sem contar, que com o final do projeto, poderei futuramente ser contratado. Ficarei aguardando uma oportunidade”, contou.

Para o presidente do sistema Fecomércio, Pedro Nadaff, esta parceria ensina a esses jovens o caminho na busca de oportunidades. “Na vida nada é conquistado facilmente, é preciso buscar. Estamos ensinado a eles a forma mais correta de brigar pelos objetivos, que é se preparando para o mercado de trabalho”, ressaltou.

LEI

O PQA é executado de acordo com o que determina a CLT - Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece às empresas à contratação de mão-de-obra de menores de idade, num percentual equivalente a no mínimo 5% e no máximo de 15% dos trabalhadores existentes no estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. Neste contrato de trabalho, o empregador compromete-se a assegurar aos jovens inscritos em programas de aprendizagem e de formação técnico-profissional. A DRT fiscaliza e acompanha o cumprimento desta lei.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/315255/visualizar/