Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 03 de Março de 2006 às 10:58

    Imprimir


Miciane Pinheiro de Jesus tem 15 anos e diz que nasceu com aptidão para música. “Cada um nasce para o que tem que ser”, justifica a aluna do Projeto Ciranda – Música e Cidadania. Ela aprende clarineta e teoria musical toda sexta-feira. Aos sábados, participa dos ensaios da Orquestra de Sopros formada pelos professores e alunos de maior destaque no projeto.

Teve certeza que queria participar do projeto quando assistiu uma apresentação da Orquestra de Câmara do Estado. “Me apaixonei e decidi me inscrever”. A jovem musicista recebeu uma bolsa de estudos para desenvolver seu talento. O aprendizado já tem um ano e seis meses e se depender de Miciane irá durar até ela completar 18 anos, idade limite para participar do Projeto Ciranda. Para crescer musicalmente também estuda em casa. “Tenho que tocar todos os dias porque se ficar uma semana parada não vou estar bem nos ensaios”. Em 2005, fez sua primeira apresentação com a Orquestra. “Tocamos no Parque Mãe Bonifácia. Foi bem legal, tinha uma estrutura boa e o público gostou”, conta.

Miciane faz o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual José de Mesquita e afirma ser boa aluna. Mora com os pais e o irmão mais novo no bairro Cidade Alta. O incentivo para música veio de casa. Aos nove anos, por estímulo da mãe, começou a estudar flauta doce para tocar na banda da igreja que freqüenta. Seu pai é baterista da mesma banda, e também toca clarineta e requinta.

No próximo ano, Miciane irá prestar vestibular para Educação Artística, habilitação em Música, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A menina também sonha se especializar em clarineta, tocar em uma orquestra profissional e repassar o que aprendeu com o Projeto Ciranda. “Quero muito dar aulas para crianças de baixa renda. A música educa, com ela mudamos nosso modo de pensar e conhecemos coisas diferentes”.

O Projeto Ciranda – Música e Cidadania é uma organização sem fins lucrativos que se mantêm e desenvolve projetos com o apoio dos seguintes parceiros: Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (SETEC) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP); Governo Federal através do Ministério da Cultura e Ministério do Trabalho e Emprego; das empresas Mutum Agropecuária, Modelo IGA, City Lar, Tauro Motors Mitsubishi, Floresteca, Rühling Consultoria Corporativa, Mix Comunicação e Furnas Centrais Elétricas; e das instituições COEP/MT e Unesco.





Fonte: Pau e Prosa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/315321/visualizar/