Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 27 de Fevereiro de 2006 às 16:46

    Imprimir


Para 48 técnicos administrativos da rede estadual de ensino, o carnaval de 2006 será comemorado de forma diferente. Eles passarão os quatro dias de folia estudando. Trata-se de mais uma etapa do projeto "Aprimorar: Arara Azul", que iniciou sexta-feira e prossegue até amanhã no pólo de Sinop.

Passar o carnaval estudando não incomoda a secretária da Escola Estadual 9 de Maio, de Juína, Edna Alves Bezerra. Após enfrentar 12 horas de ônibus, ela chegou ao curso acompanhada filho de um ano e nove meses com uma grande vontade: aproveitar cada minuto. “Os cursos de formação trazem novas técnicas para aplicarmos durante o trabalho na escola. Passamos anos sem novos subsídios”, disse.

Além das novas teorias, a motivação maior da secretária para participar do curso é o acréscimo de subsídios salariais garantido aos concluintes do Arara Azul. Pela política do Governo do Estado, que é quem oferece o Arara Azul, ao término do curso os alunos são enquadrados em um novo estágio de carreira e recebem um acréscimo de 40% no salário.

A valorização salarial também é um ponto importante para o técnico administrativo da Escola Estadual Ignácio Schevenski, situada no município de Sorriso, Aparecido Santana. Segundo ele, o curso trouxe novas perspectivas para a sua vida, tanto na parte financeira, quanto no lado profissional.

“Depois que comecei a freqüentar as aulas do Arara Azul, pude observar que tenho muito a acrescentar para a escola onde trabalho. Agora, estou elaborando um projeto de organização dos arquivos. E já a partir de março o aluno da Ignácio Schevenski passa a contar com uma vida escolar”, destacou Aparecido Santana.

No decorrer do curso, que dura um ano, os “Ararinhas” passam por aulas de informática básica, gestão de pessoas, espanhol básico, fundamentos metodológicos, língua portuguesa e redação oficial. EDUCADORES - Durante a abertura da etapa, a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Darsie, disse que o Arara Azul gera impacto na folha salarial do Estado, mas que o objetivo maior do governo está sendo cumprido. “Queremos qualificar os técnicos e os apoios administrativos para a prática eficiente da função que exercem dentro das escolas. Queremos pessoas preparadas para receber a comunidade no cumprimento da legislação e nos cuidados com a documentação, por exemplo”.

Marta destacou ainda mais o papel do técnico e apoio administrativo: “Vocês também são educadores, participam do processo ensino e aprendizagem. Devem participar em suas escolas das reuniões pedagógicas e de pais e se fazerem ouvir”, enfatizou.

Esta etapa do pólo de Sinop é o terceiro bloco do curso: o específico, que iniciou em julho de 2005, sendo que a formatura da turma será no dia 22 de junho de 2006. De acordo com a coordenadora do pólo de Sinop, Delanir Martins Ricardi, esta será a última turma formada pelo pólo. “Atendemos mais de 20 municípios com esse curso, inclusive de outros pólos. Apenas para técnicos administrativos oferecemos três turmas no pólo de Sinop”, disse.

O pólo de Sinop está contemplando com o curso servidores de Alta Floresta, Aripanã, Carlinda, Cláudia, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Juara, Juína, Lucas, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Novo Mundo, Paranaíta, Sinop, Sorriso, Tapurah e Vera. Desde 2000, o Arara Azul já beneficiou mais de 5,7 mil servidores da Educação e, com as turmas que estão concluindo este ano, deverá ultrapassar os 6 mil contemplados.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/316287/visualizar/