Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 13:57
Por: Andréa Martins/Nika Pereira

    Imprimir


Mais de 400 pessoas são esperadas para a abertura do 1º Seminário de Educação do Campo do Norte de Mato Grosso. Realizado em parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Seduc e outras entidades ligadas ao setor, o seminário acontecerá no anfiteatro da Unemat em Sinop até sábado (25). A secretária-adjunta de políticas educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Darsie, estará logo mais, às 19 horas, em Sinop (a 500 km de Cuiabá) para fazer a abertura.

A secretária-adjunta destacou a importância de se realizar um encontro para debater e propor políticas para a educação do campo. “Chegou a hora de arregaçar as mangas e, se for preciso, trabalhar 24 horas por dia para que a educação do campo aconteça de fato”.

Para a realização do evento, a secretária destacou que a Seduc está dando todo o suporte necessário. Para que essa discussão ocorra de fato vamos disponibilizar o apoio logístico da Seduc e do Centro de Atualização e Formação dos Professores (Cefapro) de Sinop para a realização desse evento”, acrescenta Marta Darsie.

De acordo com a secretária-adjunta, para a construção das políticas públicas para a educação do campo, junto com as instituições e sociedade civil organizada, a Seduc está fazendo um levantamento da situação das escolas localizadas nas zonas rurais nos itens estrutura, demanda de alunos e professores. “Tudo isso será debatido neste seminário junto às instituições, precisamos resgatar o ensino do campo, para proporcionar a qualidade da educação”, definiu Marta Darsie.

Programação

Além da professora Marta e dos técnicos da Seduc, cerca de 50 professores da rede estadual de ensino participarão do evento que tem como objetivos: Pensar a educação do campo mediante pesquisas desenvolvidas na linha teórica da análise do discurso; Contribuir com sugestões para diretrizes curriculares da educação no campo como subsídio para as Secretarias Municipais de Educação; e Formular programas de educação no campo para região Norte de Mato Grosso a partir do Projeto Pedagogia para Educadores do Campo.

Durante todo o encontro, os participantes assistirão diversas palestras, entre elas: “As representações da escola para o Sem-Terra”, “Educação do campo e desenvolvimento territorial”, “Organização territorial do campo: perspectivas produtiva e educacional”, “Políticas públicas da educação do campo e diretrizes curriculares” e “Projeto Político Pedagógico da escola do campo”.

Também na ocasião, paralelamente ao evento, será realizado o II Seminário de Análise do Discurso da Unemat de Sinop; e as Atividades do Fórum Permanente para Construção das políticas públicas para a educação do Campo de Mato Grosso.

Participantes

Além da Seduc, fazem parte do grupo: as secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder); e Ciência e Tecnologia (Secitec), o Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE-MT), o Conselho Estadual Indígena (CEI); a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sintep).

O grupo ainda é composto por entidades ligadas ao setor rural como: A Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Movimento por Atingidos por Barragens (MABE), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA),), Grupo da Consciência Negra (Grucon), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/317239/visualizar/