refrigerante diet aumenta a chance de depressão
 

Pessoas que consumiam 4 xícaras diárias de bebida diet
apresentaram chance maior de desenvolver depressão
Foto: SXC 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde da Carolina do Norte e apresentada na noite de ontem durante a reunião anual da Academia Americana de Neurologia indicou uma possível relação entre o consumo de bebidas diet e o desenvolvimento da depressão.

A causa dessa ligação ainda não foi identificada, mas o estudo realizado com 250 mil pessoas ao longo de dez anos revelou que aqueles que bebiam mais de quatro latas ou copos de refrigerante diet por dia tinham um risco cerca de 30% maior de desenvolver depressão do que aqueles que não consumiam esse tipo de bebida. Já os que ingeriam essa mesma quantidade na versão normal apresentaram um risco 22% maior.

Na mesma pesquisa, os estudiosos ainda tiveram a oportunidade de verificar que o consumo diário de café pode reduzir o risco de desenvolver a doença. De acordo com eles, as pessoas que bebiam quatro xícaras de café por dia apresentaram chance 10% menor de desenvolver o problema do que aquelas que não consumiam.

 

Críticas

Os resultados da pesquisa norte-americana estão sendo amplamente questionados pela Associação Dietética Britânica. A instituição afirma que a segurança dos adoçantes já foi extensivamente estudada por pesquisadores e é certificada por agências reguladoras. Além disso, os profissionais fazem questão de frisar que não é recomendável substituir os adoçantes não caloríficos por altas doses de café.