Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 07:50
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


O serviço de urgência e emergência "SAMU-192" receberá reforço no período de carnaval com a disponibilização de duas viaturas do Corpo de Bombeiros, que servirão de ambulância para atender às ocorrências. “Atualmente o Samu conta com dez viaturas para atender à região Metropolitana, e com o reforço vamos atender não só Cuiabá e Várzea Grande, como também os municípios com grande concentração popular, como Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Santo Antonio do Leverger”, afirmou o supervisor do Samu, Gunther Peres Pimenta.

Para o êxito dessa ação, explicou o supervisor, é preciso que a população acione os serviços apenas nos casos de urgência e emergência, aqueles em que as pessoas estejam realmente correndo risco de vida, como acidentes em rodovias, ataques cardíacos, atropelamentos e outras ocorrências graves. “Quando o serviço é acionado para atender a casos que não se enquadram nesse perfil, a chamada pode comprometer o atendimento e colocar em risco a vida de quem realmente precisa”, alertou. O serviço é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) e o Corpo de Bombeiros (CB).

Em Mato Grosso, o Samu segue a Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde, que tem como finalidade organizar a assistência por chamadas e agilizar o atendimento dos traumas causados por acidentes automobilísticos ou de motocicletas, emergências clínicas como doenças cardiovasculares, emergências psiquiátricas e obstétricas. No caso de pedidos assistenciais eletivos (quebra de braço, serviço de parto), a população em geral tem à disposição os serviços de ambulâncias disponibilizados pelas policlínicas dos municípios.

A preocupação de Gunther em alertar a população sobre o chamado certo é maior ainda durante o carnaval, período em que, devido ao abuso de bebidas alcoólicas e da imprudência no trânsito, costuma aumentar a violência urbana e os acidentes nas estradas. Em dias normais, o Samu realiza, em média, 30 resgates por dia. Em 2005, apenas durante os quatro dias de folia carnavalesca, foram feitos 175 resgates, o que representou um aumento de 40% nas ocorrências. No ano passado, o serviço realizou um total de 11.750 atendimentos, entre resgate e transporte. Em média, cada veículo roda quatro mil quilômetros por mês para atender situações críticas de agravamento. A população pode acionar o Samu pelo 192 ou 193”, reforçou.

Outro grande problema enfrentado pelo serviço é a quantidade de trotes passados pelo telefone, comprometendo as ações e prejudicando a assistência para quem realmente precisa. Segundo Gunther, 70% das ligações feitas ao Samu são trotes, um crime previsto no artigo 266 do Código Penal, com pena de um a três anos de detenção acompanhado de multa.

O Centro de Operações do serviço não atende trotes. Porém, perde tempo para identificá-los, o que acarreta atraso no atendimento das chamadas. A equipe do Samu é formada por 67 soldados do Corpo de Bombeiros, 32 médicos, 30 técnicos de enfermagem e 30 enfermeiros, que estão de prontidão para atendimento à população.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/317415/visualizar/