Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 16 de Fevereiro de 2006 às 13:25

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou ontem o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica em Mato Grosso em 2006.

O morador de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá), Maiden Aires, 60, morreu na terça-feira (14) depois de passar 45 dias internado no Hospital Jardim Cuiabá. O diagnóstico de dengue hemorrágica havia sido confirmado pelo MT Laboratório no final de janeiro. As informações repassadas pela equipe médica que atendeu o paciente dão conta de que todos os procedimentos possíveis foram feitos para salvar a vida da vítima, mas a resposta do organismo dele ao tratamento não foi positiva. Aires contraiu a doença em Chapada.

A primeira morte do ano expõe a gravidade do cenário em Mato Grosso, que está entre os primeiros do ranking nacional em notificações de casos de dengue. Até agora, já foram notificados no Estado 1.595 casos clássicos da doença, o que representa um aumento de 30,5% em relação ao mesmo período do ano passado (1.108 casos). A dengue hemorrágica já fez 3 vítimas, com uma morte. Em 2005, foram 10.729 casos de dengue clássica e 17 de hemorrágica, com 4 mortes. "Esses dados são preocupantes. Mato Grosso é uma área endêmica em dengue, com picos de epidemia em algumas áreas", afirma a coordenadora do Programa de Dengue da SES, Maria de Lurdes Girardi. Para tentar administrar o problema, o Estado distribuiu recentemente 101 nebulizadores portáteis de veneno e mantém 16 veículos equipados com bombas de maior capacidade para atender os municípios onde a situação é mais grave. Além disso, equipes de médicos e enfermeiros de todas as unidades públicas de Saúde continuam a ser capacitados para atender os pacientes.

Prevenção- Para reduzir as condições de criação do mosquito que transmite a doença, a SES recomenda três atitudes principais: Fechar as caixas d"água, eliminar todos os recipientes com água limpa e não descartar o lixo em terrenos baldios. "Se cada pessoa fizer isso, diminuiremos o volume de mosquitos no ambiente", completa Maria de Lurdes.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/318550/visualizar/