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Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 10 de Fevereiro de 2006 às 14:38

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O Programa Escola da Família será lançado no início de março. O projeto consiste na abertura de escolas municipais nos finais de semana para alunos e comunidade, com atividades para adultos e crianças. Além da inclusão social, o objetivo é proporcionar a integração e melhorar o relacionamento entre aluno, escola, professor e pais.

Além das escolas, a Lei 7.447 prevê também a utilização das dependências de auditórios, ginásios e quadras esportivas, estádios e espaços culturais, com acesso franqueado à população. Esses estabelecimentos ficarão disponíveis à comunidade, para serem utilizados como centro de lazer, atividades culturais e esportivas, entre outras a serem desenvolvidas pelo Poder Público ou entidades não governamentais.

Com os benefícios da Lei, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também poderá desenvolver o projeto "Abrindo o Jogo". Implantado por meio do Programa Escola Atrativa, o programa já oferece as modalidades de judô, caratê e jiu-jitsu em 35 escolas estaduais, que passarão a ser abertas nos finais de semana. O projeto era desenvolvido em horários extras nos dias úteis. O "Abrindo o Jogo" prevê atendimento aos alunos dos ensinos fundamental e médio.

De acordo com a Lei, secretarias competentes garantirão os meios suficientes para manter em funcionamento as instalações do prédio para as atividades a serem desenvolvidas.

Projeto Escola Aberta

A Unesco criou no ano de 2000 o Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz, que atualmente é desenvolvido em mais de 10 estados brasileiros, em parceria com Governos Estaduais e Municipais. As escolas públicas são abertas nos finais de semana com oficinas e ações diversas, que contemplam atividades de estímulo à expressão oral, artística, de desenvolvimento físico, reforço escolar, de convivência e sociabilidade, cidadania, dentre outras.

Os números mostram que as escolas de Pernambuco, um dos estados beneficiados pelo programa, conseguiram melhorias de 83% nos casos de indisciplina, furtos e brigas entre os alunos, 66,7% nas ocorrências de uso de drogas e quase 100% nos episódios de vandalismo e depredação da escola.





Fonte: RMT Online

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