Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 08 de Fevereiro de 2006 às 13:33

    Imprimir


Nesta quinta-feira (09) o Governo do Estado lança o Projeto “Eterno Aprendiz”, que oferecerá qualificação continuada a 5,8 mil professores da rede estadual de educação. A formação será oferecida aos professores efetivos que lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, em parceria com a Fundação Cesgranrio.

O lançamento do projeto ocorrerá simultaneamente nos municípios pólos de Cuiabá, Sinop, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças, às 9h. Em Cuiabá, a abertura do projeto será realizada no ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pela secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

Nos outros municípios, o lançamento será feito por técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pelos consultores da Cesgranrio, sendo dois de Língua Portuguesa e dois de Matemática - por pólo.

Esse é o primeiro encontro, dos cinco presenciais, do projeto Eterno Aprendiz. A capacitação acontecerá entre os dias 9 e 11. Em Cuiabá, ela será realizada no antigo prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na avenida Fernando Corrêa, para 2.608 professores. Já em Cáceres participarão da formação 785 professores, em Barra do Graças 555, em Sinop 797 e, em Rondonópolis 1.066.

Durante a abertura do projeto nos pólos, os professores ainda assistirão mensagens gravadas em vídeo, do governador Blairo Maggi e da secretária Ana Carla, falando sobre a importância do projeto, os objetivos e como funcionará.

De acordo com a secretária, o “Eterno Aprendiz” faz parte da política educacional do Governo de valorização dos profissionais da rede, previsto do projeto Aprimorar, da Escola Atrativa. “A contratação dessa renomada instituição, que é a Cesgranrio, foi efetuada pensando nos resultados de aprendizagem que trariam aos nossos professores e na qualidade do ensino que esses irão oferecer aos nossos alunos”.

A secretária ainda ressalta que o projeto foi pensado após o resultado do Sistema de Avaliação Educação Básica (SAEB) de 2003, que apontou o desempenho dos alunos de Mato Grosso abaixo da média nacional nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. “Essas são as disciplinas base e com essa ação vamos fortalecer o conhecimento adquirido em sala de aula. Esse é o início de um projeto, que será desenvolvido a longo prazo, para elevar a média de nossos alunos”, disse.

ETERNO APRENDIZ - Além de promover a formação dos professores que lecionam no Ensino Fundamental, o projeto prevê a avaliação dos mais de 300 mil alunos matriculados nessa modalidade de ensino, nas 633 escolas estaduais de Mato Grosso.

O curso terá duração de um ano e dois meses, com cinco encontros presenciais e acompanhamento das atividades em sala de aula. Para auxiliar nessas atividades, os consultores da Cesgranrio formaram, em novembro de 2005, 120 professores multiplicadores.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/319927/visualizar/