Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 31 de Janeiro de 2006 às 10:27

    Imprimir


Na primeira semana de fevereiro, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) começa a distribuir em todo o país 15 mil coleções de clássicos da literatura na língua brasileira de sinais (Libras), em CD-rom, e 11 mil dicionários enciclopédicos ilustrados trilíngües (português, inglês e Libras). O custo total do investimento é de aproximadamente R$ 1,8 milhão.

Serão beneficiadas 8.315 escolas do ensino fundamental que atendem 36.616 alunos com surdez severa ou profunda. As instituições de ensino com até três alunos portadores da deficiência receberão um dicionário em dois volumes. Aquelas com quatro a sete alunos receberão dois dicionários (quatro volumes). Escolas com mais de sete alunos terão três dicionários (seis volumes). O dicionário vai facilitar a aprendizagem da Libras e das línguas portuguesa e inglesa em material exclusivo, sem similar no mercado editorial brasileiro.

Quanto à distribuição da coleção de clássicos, a escola receberá uma coleção composta por dez títulos dispostos em 11 CDs se tiver quatro alunos com deficiência auditiva. Dessa forma, os alunos surdos terão acesso a textos literários de uma maneira compreensível, por meio da Libras e do português.

A política de inclusão dirigida aos alunos de escolas públicas com necessidades educacionais especiais resulta de parceria entre a Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) e o FNDE, gestor do Programa Nacional do Livro Didático e Biblioteca da Escola.

Para garantir a qualidade do material, foram considerados indicadores como variedade de gêneros literários; obras que permitam a leitura autônoma do aluno e outras que exijam a mediação do professor; diversidade cultural, social e lingüística, para favorecer o contato da comunidade escolar com a comunidade surda, fato que implica diferentes modos de pensar, agir e comunicar.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/321799/visualizar/