Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 30 de Janeiro de 2006 às 11:18

    Imprimir


Nicholas Negroponte, co-fundador e chairman do Media Lab no Massachusetts Institute of Technology (MIT) apresentou o laptop de US$ 100 no Fórum Econômico Mundial, que se realiza em Davos, na Suíça. As máquinas foram criadas para serem usadas por milhões de alunos em todo o mundo. O Brasil poderá ser um dos primeiros a usar o equipamento que tem o tamanho aproximado de um caderno e é verde brilhante.

O laptop opera a uma velocidade de 500 MHz, cerca da metade da velocidade de processamento dos laptops comerciais, e será equipado com o sistema operacional Linux ou algum outro sistema gratuito. Ele pode ser armado de maneiras diferentes para servir como um livro eletrônico, uma televisão ou um computador. Uma manivela amarela que sai do lado do aparelho serve como fonte de energia alternativa em lugares onde não há baterias ou energia elétrica - um minuto de manivela garante pelo menos dez de conexão.

Os laptops serão fabricados pela Quanta Computer. A empresa de Taiwan foi oficialmente escolhida pela diretoria do One Laptop per Child (OLPC), ONG criada por Negroponte para tratar do seu projeto de inclusão digital. O lançamento de entre 5 a 15 milhões de unidades num primeiro lote será destinado a projetos-piloto no Brasil, China, Índia, Argentina, Egito, Nigéria e Tailândia.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/322058/visualizar/