Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 25 de Janeiro de 2006 às 16:40

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso começa a adotar o sistema de software livre, como forma de reduzir custos e evitar ataques de vírus. A proposta foi aprovada em uma resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e já começou a ser adotada.

Com a mudança dos sistemas operacionais administrativo da Unemat para o software livre como o Linux, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da instituição está realizando o I Treinamento em Software Livre para os agentes administrativos e técnicos universitários. A intenção é garantir aos funcionários condições de operar os sistema Linux sem prejuízos das atribuições funcionais.

De acordo com um dos instrutores do treinamento, Camilo Araújo, o treinamento está sendo realizado em turmas, até o momento duas turmas já foram qualificadas, duas estão realizando o treinamento, e outras duas turmas já estão agendadas para a próxima semana. As turmas são formadas por 20 funcionários da Unemat e cada treinamento tem duração de 20 horas.

No treinamento são repassados conhecimentos de interfaces gráficas do software livre como o Gnome e KDE, manipulação de arquivos, compactação de arquivos, ferramentas de escritórios como editor de texto, apresentação de slides e planilha eletrônica. “Com esses conhecimentos o funcionário poderá operar todas as suas atribuições sem perdas de conhecimento para os software pago”, explica Camilo Araújo.

De acordo com ele a economia a ser gerada com a adoção de software livre será muito grande para a instituição, uma vez que cada licença custa a partir de R$ 500,00 para a universidade e a instituição possui mais de três mil computadores. Camilo diz que a forma como o sistema é construído a criação e propagação de vírus nos sistemas de software livre são praticamente impossíveis.




Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/322687/visualizar/