Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 21 de Janeiro de 2006 às 08:22
Por: ALUÍZIO DE AZEVEDO

    Imprimir


Os novos gestores escolares das 46 escolas estaduais de Várzea Grande, que foram eleitos em dezembro para dirigir as unidades no período 2006/2008, conheceram na manhã desta sexta-feira (20.01) as Políticas Educacionais do governo do Estado. Eles participaram de um evento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Gestão Escolar, na Escola Estadual Adalgisa de Barros (Várzea Grande).

Na oportunidade, ministraram palestras à secretária adjunta de Políticas Educacionais, Marta Maria Pontin Darsie, o secretário adjunto de Gestão Administrativa e Financeira, Noí Borges Scheffer, além das superintendentes adjuntas, Débora Marques Villar (Gestão Escolar) e Rita de Cássia Menegão (Ensino e Currículo).

Na ocasião, os dois secretários adjuntos foram enfáticos ao afirmar sobre o cuidado que o diretor tem com o patrimônio público, a conservação dos prédios e o oferecimento de uma educação que seja de qualidade. “Às vezes simples cuidados, como a limpeza da escola e a manutenção das carteiras pode trazer resultados significativos”, observou Noí.

Já Marta, abordou as diversas ações que a secretaria deve implementar no ano de 2006. Entre elas a votação do Plano Estadual de Educação, a reorganização e reestruturação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual, a obrigatoriedade do oferecimento da disciplina de Língua Espanhola, os novos rumos da Educação no Campo, a inclusão digital – implantação de novos laboratórios de informática -, e a continuidade das formações continuadas, com a parceria da Cesgranrio.

Conforme explicou Débora, além de esclarecer as políticas educacionais da Seduc, a reunião, que contou com a presença de cerca de 50 pessoas, também teve como objetivo fornecer orientações para o início do ano letivo 2005. “Tivemos oportunidade para esclarecer dúvidas que dizem respeito aos recursos pedagógicos, atribuição dos diretores, a importância da participação da comunidade escolar, a organização curricular da escola, entre tantos outros assuntos”, ressaltou a superintendente adjunta.

Para o diretor da Escola Estadual Domingos Sávio, Rogério Lima, o encontro foi muito produtivo, já que proporcionou também o intercâmbio entre os gestores. “Este é um momento de aprendizagem e também interação entre as escolas e os dirigentes da própria Seduc. As discussões vieram a calhar para que o início do ano letivo aconteça tranqüilo”, finalizou. A unidade escolar atende atualmente 1.050 estudantes no Ensino Fundamental.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário