Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 16 de Janeiro de 2006 às 07:32

    Imprimir


Uma menina de 12 anos morreu na Turquia com sintomas de gripe aviária, informou hoje, domingo, a rede de televisão local CNN-Turk. Se a causa da morte for confirmada como a variante H5N1 do vírus, ela será a quarta adolescente a morrer na Turquia desde que foi detectado no país um surto de gripe aviária em humanos, há três semanas.

A menina, identificada como Fatma Ozcan, foi internada dias atrás no Hospital Universitário de Van, no leste do país, o mesmo em que os outros três adolescentes morreram. Fontes médicas do centro disseram à CNN-Turk que hoje à tarde será emitido um comunicado oficial.

Desde que no final do ano passado o surto de gripe aviária foi identificado na Turquia - o primeiro mortal longe do sudeste asiático - a preocupação tomou conta do país e dos Estados vizinhos, alguns dos quais fecharam suas fronteiras. Cerca de 15 casos, três dos quais - três irmãos de 15, 14 e 11 anos - terminaram em morte. Os adolescentes, membros da família Kocyigit, tinham estado em contato direto com uma ave de curral morta de maneira repentina no pátio de sua casa.

As autoridades turcas iniciaram um plano especial para combater o surto, que se estende por toda a península da Anatólia e afeta 11 das mais de 80 províncias do país.

Nas últimas duas semanas, mais de 300 mil aves foram sacrificadas em todo o país. O Governo turco formou neste domingo um Comitê de Coordenação de Nacional para a Gripe Aviária encarregado de combater o bote e liderado pelos subsecretários de estado de Agricultura e Saúde.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/324771/visualizar/