Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 15 de Janeiro de 2006 às 09:27

    Imprimir


O Programa Universidade para Todos (ProUni) pré-selecionou 174 dos 1,21 mil candidatos indígenas que se inscreveram para concorrer a uma bolsa de estudo no ensino superior. Nesta edição, a seleção dos indígenas foi aprimorada em relação ao ano passado. No questionário de inscrição, o candidato precisou informar a que povo indígena pertence e em que aldeia ou terra indígena vive seu povo.

De acordo com Susana Grilo, consultora da Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, a modificação permitiu aos candidatos mostrar sua origem não só por meio da autodeclaração. Atualmente, cerca de 1,5 mil indígenas cursam o ensino superior. "Entrar no ensino superior é a primeira demanda deles. A segunda é a necessidade de cursos superiores interculturais, ou seja, que dialoguem com a cultura indígena", explicou.

Para atender essa reivindicação, o Ministério da Educação lançou, em 2005, o Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind). Estão sendo aplicados R$ 3 milhões para incentivar universidades a desenvolver projetos de cursos de licenciatura para a formação de professores indígenas que integrem ensino, pesquisa e extensão e valorizem a língua materna, a gestão e a sustentabilidade das terras e da cultura desses povos.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/324828/visualizar/