Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 12 de Janeiro de 2006 às 17:06

    Imprimir


A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terminou 2005 com menor índice desde 1998. A taxa acumulada de aumento nos preços foi de 5,69%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo, divulgou o índice hoje (12) e também apontou as causas da redução em relação aos anos anteriores. De acordo com a gerente de preços do IBGE, Eulina Nunes, a boa oferta de produtos agrícolas e a significativa influência do câmbio (valorização do real frente ao dólar), foram os fatores que mais exerceram influência negativa sobre os preços.

"Alimentos que têm importante peso no consumo familiar, como o arroz, ficaram mais baratos. Este produto teve queda de 21,45% e foi responsável pelo principal impacto negativo do ano", disse Eulina. Segundo ela, redução no preço dos produtos mais comprados pelo trabalhador compensaram a queda de 5,5% na safra do ano de 2005 em relação ao ano anterior, que poderia ter motivado o aumento nos índices de inflação.

Nesse outro lado da balança, estão as altas nas passagens de ônibus urbanos, nos preços do petróleo, nos salários dos empregados domésticos, em decorrência da alta do salário mínimo, e nas tarifas de serviços públicos, como energia elétrica e telefone fixo. Os serviços administrados foram os itens que mais exerceram pressão para cima no resultado do ano. Dentre os grupos de produtos pesquisados pelo IBGE, transportes (8,07%) apresentou a maior variação de preços ao longo de 2005 e alimentação e bebidas (1,99%), a menor.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/325427/visualizar/