Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 09 de Janeiro de 2006 às 14:33

    Imprimir


O fixador de cabelo já era usado por homens há milhares de anos, de acordo com um grupo de arqueólogos na República da Irlanda, onde foi encontrado um corpo de mais de dois mil anos com um penteado retocado com óleos vegetais. No dia 20, o programa Timewatch, da BBC, divulgará os detalhes do achado arqueológico, antecipado hoje pelo jornal britânico The Daily Telegraph.

Os pesquisadores apresentarão dois corpos da Idade de Ferro achados em Croghan e Clonycavan, perto de Dublin, em 2003.

O homem de Clonycavan tinha o cabelo penteado para cima com a ajuda de um fixador formulado com óleo vegetal e resina de pinheiro vinda, provavelmente, do sudoeste da França ou da Espanha.

Os dois homens, que viveram há mais de dois mil anos, provavelmente foram torturados.

Os corpos, encontrados em locais pantanosos, foram levados para o Museu Nacional da Irlanda, em Dublin. Desde 2003, um grupo de arqueólogos britânicos e irlandeses os analisam para saber como viviam e como morreram.

Aparentemente, os dois homens celtas eram jovens aristocratas, torturados por suas comunidades há cerca de 2.300 anos.

No caso do homem de Clonycavan, por baixo do penteado havia uma ferida muito profunda causada por um objeto cortante e pesado, disseram os arqueólogos.

As análises químicas do cabelo indicam que a dieta do indivíduo era rica em verduras meses antes de sua morte, o que faz pensar que ele morreu no verão.

O outro homem, de Croghan, era jovem, provavelmente de 20 anos, e foi duramente torturado. Os ferimentos que sofreu apontam, segundo os especialistas, que tentou se defender quando foi torturado. Os exames mostraram que, provavelmente, se alimentou de leite e cereais antes de morrer. Os estudos químicos também indicam que ele teve uma dieta rica em carne, o que sugere que morreu no inverno.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/326476/visualizar/