Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 17:57

    Imprimir


As matrículas estão abertas na rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dispõe de 634 escolas estaduais e, conforme a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, com vagas suficientes para atender todas as pessoas que desejam ingressar na rede.

Para efetuar a matrícula de alunos novos, basta que o pai ou responsável pelo aluno procure a secretaria da escola mais próxima de sua casa, munidos dos seguintes documentos: certidão de nascimento do aluno, atestado de escolaridade ou transferência; documentos pessoais do responsável; e comprovante de residência. As aulas nas escolas estaduais iniciam no dia 13 de fevereiro.

“A rede estadual de ensino está estruturada e tem capacidade para atender a demanda existente no Estado. Em algumas escolas tradicionais ocorre uma procura maior o que ocasiona filas, mas isso é um costume errado adotado pelos pais. A criança deve ser matriculada na escola próxima a sua casa, que tem a mesma qualidade das outras. Por esse motivo, as filas são desnecessárias”, disse Ana Carla.

De acordo com a secretária, o Governo do Estado investiu maciçamente na área da educação nos últimos três anos, tendo como intuito o resgate da credibilidade do ensino público. Com isso, garantiu acesso e qualidade de ensino.

Entre os investimentos feitos, a secretária cita a qualificação inicial e continuada de professores e a manutenção e ampliação de escolas. Esta última ação, na qual foi aplicado mais de R$ 113 milhões em construção de 86 novas escolas, 406 reformas e 63 ampliações, possibilitou a abertura de 91 mil novas vagas na rede estadual de educação.

“Nossas escolas estão mais atrativas. Digo isso, não apenas pelo aspecto visual, mas pelos projetos pedagógicos que implantamos para dar suporte aos profissionais, no processo ensino-aprendizagem”, explica a secretária, referindo-se ao planejamento estratégico do governo para a Educação, Escola Atrativa.

ESTRUTURA – Das 634 escolas mantidas pelo Governo do Estado, 25% oferece Ensino Fundamental e 75% Ensino Médio. A rede ainda oferece diversas modalidades de ensino como Educação de Jovens e Adultos, em 134 escolas; educação profissional, em duas escolas; educação infantil, em 25 escolas; e educação especial, em 183 escolas, atendendo 489 mil alunos.

Em 2005, a Seduc registrou, por meio do sistema de matrícula Call-Center, 35,6 mil novas matrículas. Este ano, a expectativa é que esse número suba. Um dos motivos é a estadualização de escolas de Ensino Médio e escolas indígenas.





Fonte: terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/327777/visualizar/