Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 29 de Dezembro de 2005 às 10:23

    Imprimir


Mais de 100 pessoas, entre diretores, coordenadores, técnicos e gerentes das unidades de saúde, participaram do 3º Seminário de Avaliação do Plano de Trabalho de 2005.

A proposta é fazer a avaliação das ações que foram planejadas e das metas atingidas com o objetivo de elevar a expectativa de vida da população e o grau de satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Eugênia de Carvalho Callejas, ressaltou a importância dessa avaliação. “Esse é o momento de crescimento. Essa avaliação vai ter reflexo positivo, pois estamos conhecendo a realidade que estamos trabalhando”, disse Eugênia.

A diretora de Atenção Básica, Rita Cristina Martins Borges, apresentou os resultados das medidas estratégicas para reduzir a mortalidade infantil e a mortalidade materna. A meta para a reduzir a mortalidade infantil foi atingida.

O coeficiente que era de 18,1/1000 em 2004, caiu para 17,4,0/1000, esse ano. Uma das ações adotadas foi aumentar a cobertura do aleitamento materno. A mortalidade materna apresentou uma queda significativa de mais de 50%. No ano passado o índice apresentado era de 99,2/100.000, já esse ano ficou em 54/100.000. A diretora de Atenção Básica relaciona esse número expressivo ao aumento da capacidade instalada na rede básica de saúde. “O que precisamos fortalecer, em 2006, é a questão do planejamento familiar, além do Crescimento e Desenvolvimento das crianças menores de cinco anos”, esclareceu Rita.

Segundo a assessora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Hugna de Oliveira, essa é a oportunidade para corrigir o que não deu certo. “É a primeira vez que estamos conseguindo trabalhar com planejamento estratégico. No primeiro semestre verificamos que tínhamos que priorizar a Atenção Básica, a humanização no atendimento e a comunicação interna e externa”, disse Hugna.

De acordo com ela, esse planejamento estratégico, com avaliação mensal e trimestral, possibilita aos gestores identificar os motivos pelos quais as metas não foram atingidas. “É o momento de rever as ações planejadas, avaliar os planos elaborados. Enfim, é o momento que a SMS tem de reavaliar todo o processo e melhorar as ações que não causaram o impacto esperado”, disse o Hugna.

O médico Elias Nogueira, que assume a Secretaria Municipal de Saúde no dia 23 de janeiro, participou do seminário e parabenizou a equipe pelo trabalho. “Raramente podemos ver uma avaliação com indicadores e índices. Só com comprometimento e trabalho se faz uma saúde de qualidade”, comentou Elias.

O Seminário permitirá a Secretaria Municipal de Saúde consolidar na prática as diferentes etapas do planejamento e, desta forma, melhorar as ações e serviços de saúde à população em Cuiabá.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/328508/visualizar/