Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 26 de Dezembro de 2005 às 14:51

    Imprimir


Tamiflu é o único remédio considerado eficaz contra a gripe aviária O vírus que vem causando gripe aviária em seres humanos parece estar desenvolvendo uma resistência ao único medicamento considerado eficaz no combate à infecção neste momento.

Segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, dois pacientes no Vietnã morreram mesmo depois de serem tratados com Tamiflu.

Os detalhes dos casos foram publicados no New England Journal of Medicine.

O vírus H5N1, uma versão do vírus causador da gripe aviária, já matou, até agora, 71 pessoas no sudeste da Ásia.

A maioria das vítimas tinha contato direto com aves infectadas e acredita-se que no momento o vírus não representa uma ameaça significativa para a população em geral.

Os cientistas temem que o vírus vá sofrer uma mutação que permita sua transmissão entre seres humanos, o que poderia criar uma pandemia global com milhares de vítimas fatais.

"Preocupante"

Um estudo anterior na revista Nature havia mencionado apenas um caso de resistência ao medicamento de um paciente que havia contraído a gripe.

O paciente, contudo, havia recebido doses baixas de Tamiflu antes de infectado porque um membro de sua família contraiu a gripe.

Jeremy Farrar, que chefiou a pesquisa, qualificou a mais recente descoberta como "muito preocupante", mas disse que isso não surpreende.

Segundo Farrar, todos os micróbios, sejam parasitas, bactérias ou vírus, acabam em algum momento desenvolvendo resistência a medicamentos.

Ele afirmou, contudo, que há alguns indícios que sugerem que vírus que desenvolvem resistência a medicamentos têm menor probabilidade de conseguir a habilidade de passar de uma pessoa para outra.

Mas os casos no Vietnã ressaltam a importância de se certificar de que o medicamento seja usado apenas em situações apropriadas.

John Oxford, virologista da Queen Mary School of Medicine, em Londres, pediu mais investimentos para se desenvolver mais medicamentos no combate ao vírus.

O especialista afirmou ainda que o estudo envolvendo o Vietnã mostrou que Tamiflu pode ser eficaz como tratamento se ministrado até cinco dias depois que a infecção se torna aparente.

Anteriormente acreditava-se que o medicamento tinha que ser administrado num prazo de 48 horas para ter um impacto significativo.

Um porta-voz do Ministério da Saúde britânico disse que o estudo será analisado com cuidado e reafirmou que o governo está tomando medidas para estocar medicamentos antivirais para o tratamento de possíveis pacientes em uma pandemia.

O governo concorda com os autores do estudo de que as pessoas não devem armazenar o medicamento privadamente por causa do risco de aumentar a resistência do vírus, disse o porta-voz.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329079/visualizar/