Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 21 de Dezembro de 2005 às 08:34

    Imprimir


Uma dose diária de vitamina D pode reduzir pela metade o risco de câncer de cólon. A informação consta da pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Centro Moores da Universidade da Califórnia, em San Diego (UCSD).

Segundo o estudo, 25 microgramas de vitamina D por dia reduzem em 50% o risco de câncer colo-retal. Edward D. Gorham, professor da UCSD e especialista em câncer, lembrou que os efeitos benéficos da vitamina D na prevenção do câncer de cólon já eram conhecidos, mas que até o momento não se sabia a quantidade ideal para se reduzir os riscos.

"Este estudo precisa o nível de vitamina D para se reduzir o risco de câncer colo-retal à metade", afirmou o professor Gorham, acrescentando que "é preciso promover o quanto antes uma maior utilização da vitamina D como medida de saúde pública". O estudo da Universidade de San Diego confirma outros 18 trabalhos sobre o assunto publicados entre 1996 e 2004.

A vitamina D, solúvel nas gorduras, é sintetizada a partir de um derivado do colesterol sob o efeito dos raios ultravioleta, o que exige certa exposição do corpo ao sol.

Esta vitamina desempenha um importante papel na absorção do cálcio e do fósforo por parte dos intestinos. A vitamina D, indispensável para evitar o raquitismo nas crianças, está presente sobretudo no fígado dos peixes




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329555/visualizar/