Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Dezembro de 2005 às 21:18
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Os vinte quatro alunos de Cuiabá e Várzea Grande, de 5ª a 8ª série, eleitos deputados mirins pelo projeto Parlamento Mirim, foram homenageados com sessão solene de Moção de Aplauso na Assembléia Legislativa, nesta sexta-feira (16), onde receberam certificados e diplomas pelo desempenho e ações desenvolvidas como deputados por um dia.

Durante o período do exercício como parlamentar, eles aprovaram 23 projetos de lei. A maioria deles sobre a Educação, Meio Ambiente, Cultura e Direitos Humanos. Em 2006, o Parlamento Mirim se reunirá novamente para discutir em audiências públicas os projetos que foram aprovados.

A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Darsie, uma das homenageadas da tarde, destacou a importância do projeto para a formação política e social, contribuindo para formar um bom cidadão. “Essa é uma forma democrática de do exercício da cidadania que deve se estender às escolas, no ambiente familiar e na vida”, disse.

“Precisamos de uma sociedade igual para todos com ética e caráter. Esse projeto pode ser o primeiro passo para que isso aconteça. Fico contente em saber que a maioria dos projetos apresentados sejam voltados para a conservação e preservação do Meio Ambiente”, ressaltou Marta Darsie.

Para a presidente do Parlamento Mirim, Ingrid Daiane Silva, 14 anos, esse é o momento para realizar os desejos e ideais que possam influenciar no cotidiano da comunidade. “Já temos metas para o ano que vem e vamos colocar em pratica”, acrescentou.

Também foram homenageados, vários profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que contribuíram direta e indiretamente para o desenvolvimento do projeto nas escolas. Entre eles, a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, as superintendentes de Gestão e Ensino Currículo, Roberta Penna e Dolores Schusller, a adjunta de Gestão Débora Marques Vilar, a assessora de eventos Ádila Terezinha de Andrade e o chefe de gabinete, Jonas Teixeira Mota Júnior.

A solenidade foi presidida pela Deputada Estadual Verinha Araújo (PT). Na oportunidade, a parlamentar disse que o projeto trouxe os estudantes pra dentro da Assembléia Legislativa. “Estamos criando uma visão nessas crianças voltada para política. Não posso esquecer do papel da escola nesse contexto, porque é lá onde identificamos os nossos valores”, definiu.

Também participaram o secretário Municipal de Educação de Várzea Grande, Elismar Bezerra e representantes de diretores e professores.

PROJETO - O Parlamento Mirim é composto por 15 deputadas e nove deputados, sendo 14 representantes de escolas de Cuiabá e outros 10 de Várzea Grande. O projeto, proposto em dezembro de 2001, integra o Programa Jovem cidadão, que conta também com o projeto Por Dentro do Parlamento, que promove visitas orientadas à Assembléia Legislativa. O Parlamento Mirim é um projeto de autoria do deputado estadual Humberto Bosaipo e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/329747/visualizar/