Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 16 de Dezembro de 2005 às 23:43

    Imprimir


Anfiteatro lotado, alegria estampada nos rostos e sentimento de vitória. Esse foi o clima da formatura dos 497 formandos do projeto Arara Azul, que aconteceu nesta sexta-feira (16), na Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller e contou com a participação do Coral da Secretaria de Estado de Educação (seduc).

A ação, que é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, proporciona a formação profissional aos técnicos e apoios administrativo da rede estadual de ensino. Ao término do curso, os técnicos e apoios administrativos são enquadrados em um novo estágio da carreira e recebem um incremento salarial de no mínimo 40%.

“Esse curso não veio só para nos aprimorar, ele veio trabalhar aquilo que nós precisamos colocar em prática na nossa vida: o amor, a compreensão e o respeito. Sabemos que cada um é único e aprendemos a lidar com as diferenças de cada um”, disse o formando Josué do Nascimento, orador das turmas de Manutenção da Infra-Estrutura.

Este ano a Seduc abriu nove turmas de Infra-estrutura, três de Técnicos Administrativos Escolares e duas de Nutrição Escolar. Além dos formandos de todas as escolas e assessorias pedagógicas de Cuiabá e Várzea Grande, do Conselho Estadual de Educação e da Seduc, 41 cursistas vieram de municípios do interior, entre eles Nova Canaã do Norte (a 696 km de Cuiabá) e Vila Rica (a 562 km da capital).

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento e Formação dos Professores da Seduc, Mônica Agripina Botelho, 387 alunos nos pólos de Rondonópolis, Sinop e Cuiabá, ainda estão em formação. “Não temos dúvida de que estamos cumprindo a Agenda Mato Grosso Mais Forte”, disse ela.

A superintendente agradeceu a colaboração do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Sintep) na elaboração e execução do projeto Arara Azul. Desde o ano de 2000, 5.754 profissionais já foram qualificados. Em 2006, a Seduc vai ultrapassar a meta prevista que era de seis mil.

Na ocasião, a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, destacou que o Arara Azul é uma ação de inclusão no processo de educação. “Com isso resgatamos a dignidade humana, o respeito entre pais e filhos e contribuímos para a união da família”, ressaltou.

A deputada federal Teté Bezerra, que também participou da formatura dos cursistas do projeto Arara Azul, avaliou que a melhoria da qualidade da Educação não passa apenas por leis, mas por ações, e principalmente ações de formação. Da mesma forma, a presidente do Sintep, Maria Aparecida Cortez, destacou a importância da ação e reivindicou a sua continuidade.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário