Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 16 de Dezembro de 2005 às 10:05

    Imprimir


Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (15), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) definiu a data de retorno das atividades acadêmicas para a próxima segunda-feira, conforme indicativo de suspensão da greve, pelos docentes, e o início das aulas dos cursos de graduação, dia 16 de janeiro de 2006. "Nos próximos dias a Pró-Reitoria de Graduação vai propor a discussão do detalhamento do calendário", observou o vice-reitor no exercício da Reitoria e presidente do Consepe, Elias Alves de Andrade. O calendário da pós-graduação é específico e não sofreu alteração, explica a pró-reitora de Ensino de Graduação, Matilde Crudo.

Três propostas de datas de início das aulas foram votadas – a da Administração, dia 2 de janeiro, e duas apresentadas por conselheiros – 09 e 16 de janeiro, tendo sido aprovada a última, com 16 votos dos 32 presentes. Houve duas abstenções. A previsão, com esta data de início, é que o segundo semestre de 2005 termine no final de abril, completando cem dias letivos.

A polêmica, durante a reunião, foi a definição das férias docentes, cujo Sindicato reivindicava 30 dias direto. Ficaram definidos 15 dias em janeiro e os restantes a serem detalhados na discussão do cronograma letivo. De acordo com o presidente da Adufmat, Carlos Eilert, a lei prevê 45 dias de férias, divididos em 30 e mais 15 dias.

A conselheira Maria Benício, professora do Instituto de Educação, argumentou que "as férias fazem parte do planejamento, mas o que baliza esse planejamento é a natureza do trabalho que desenvolvemos". Reconheceu o direito à greve, mas assinalou os "compromisso e os deveres, como trabalhadores e como cidadãos, que precisam ser cumpridos".

O conselheiro discente, Gilsom Mendes, de Rondonópolis, considerou que o retorno em janeiro não prejudica os estágios, pois os alunos das licenciaturas não os programam para esse período, quando as escolas estão em recesso escolar, e os que o fazem em empresas têm facilidade de inserção em janeiro. Para Roni de Paula, coordenador do DCE, a discussão foi "importante para definir o melhor prazo para os professores tirarem férias sem que prejudique os estudantes".

Rondópolis- A greve docente na UFMT começou dia 30 de agosto. Em Cuiabá, a categoria aprovou a suspensão do movimento no próximo dia 19, segunda-feira. O fim da greve em Rondonópolis será votado agora à tarde, em assembléia da seção da Adufmat naquele campus. Para o pró-reitor Manoel da Silva Campos, a tendência é acompanhar o indicativo nacional, já aprovado pela categoria na Capital.




Fonte: Assesoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330165/visualizar/