Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 15:42
Por: Edilson Almeida

    Imprimir


Duas medidas polêmicas – o anuncio antecipado de que haverá reajuste nas tarifas de ônibus e o projeto de aumento do IPTU, aprovado a “toque de caixa” na Câmara Municipal – tomadas pelo prefeito Wilson Santos fez surgir em Cuiabá um fórum de luta permanente pelas causas sociais. O objetivo é fortalecer as mobilizações realizadas pela população, que garantem vitórias como a reversão do reajuste do IPTU. Ou seja: o prefeito “ganhou” mais uma frente, de grande apelo, para abrir discussão toda vez que tiver que tomar medida de envergadura. Do contrário, terá que enfrentar as chamadas “vozes das ruas”.

O nome do fórum permanente ainda não está definido, entretanto, três assuntos para discussão já constam na pauta. “Queremos nos posicionar sobre o valor da passagem do transporte coletivo, a regulamentação da Lei da Fila de Bancos e a possibilidade da privatização da Sanecap” - afirma o professor de Antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e membro do Fórum de Luta Contra o Aumento do IPTU, Reginaldo Araújo, ao anunciar o interesse na constituição do movimento.

A intenção é que o fórum tenha diversidade de categorias, assim como no Fórum contra o Aumento do IPTU. “Contamos com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MT) e de representantes de doze sindicatos, três pastorais de igreja, organizações do movimento estudantil, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Câmara dos Dirigentes Lojistas, Federação de Bairros e organizações do movimento gay”, ressaltou.

Reginaldo Araújo afirma que a intenção é continuar com as reuniões que estavam sendo realizadas pelo Fórum toda sexta-feira, às 9 horas, no Sindicato dos Bancários. “As pessoas que não são ligadas a entidades, mas que se identifiquem com a classe trabalhadora, também podem participar dos encontros”, explica.

Na terça-feira, dia 13, representantes do Fórum se reuniram na Câmara Municipal de Cuiabá para acompanhar a aprovação do projeto que reverteu, com 14 votos a favor e quatro abstenções, o reajuste do IPTU. O prefeito Wilson Santos voltou atrás após a apresentação do projeto de lei de iniciativa popular, que conta com 20.474 assinaturas de eleitores contrários ao aumento. “Foi uma vitória da população cuiabana”, afirma Araújo.





Fonte: Redação 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330368/visualizar/