Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 13 de Dezembro de 2005 às 10:33

    Imprimir


Exposição de artes plásticas e apresentações de música e teatro. Essas são as atrações da terceira edição da Mostra Imaginarte, que consolida as atividades desenvolvidas pela Escola de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), subordinada à Coordenação de Cultura. Um pouco do trabalho desenvolvido durante o ano pode ser conferido nesta terça-feira, 13, a partir das 20 horas, no Teatro Universitário. O ingresso será trocado por um brinquedo.

Para o coordenador de Cultura da UFMT, maestro Fabrício Carvalho, a terceira edição da Mostra Imaginarte é fruto de intenso trabalho de uma equipe comprometida com a qualidade no ensino das artes. "Desde o primeiro momento, todas as ações da Escola tem como premissa a responsabilidade do ensinar e educar por meio da sensibilidade humana e artística", ressalta, acrescentando que acreditar e investir na educação, com políticas efetivas para o conhecimento se reduza com qualidade, são ações diárias na UFMT há 35 anos.

A III Mostra tem início no saguão do Teatro, onde o público vai conhecer o que foi produzido pelos alunos do curso de Artes Visuais, que tem como coordenadora pedagógica a professora Cláudia Menezes. Cerca de 20 trabalhos de 10 alunos estarão em exposição.

A mostra de música vai apresentar o resultado do trabalho desenvolvido com quatro classes:violino, violão, piano e flauta. A coordenação do curso está sob comando da professora Márcia Vialogo Cunha.

A primeira classe a se apresentar será a de Violino, que tem como professor o músico Francisco Lopes. No repertório, "Yesterday ", de John Lennon e Paul McCartney; Arranjo de Silbene Perassolo; "Kanon" , de Hohann Pachelbel e "Per Amore", de Andrea Bocelli.

Já a classe de violão, que está sob comando do professor Carlos Orlando Monteiro apresenta "Romance de Amor", de Antonio Rovira; "Greensleaves" , de autor anônimo; "Noite Feliz", de Franz Gruber; "Nada Sei (Apnéia) ", de George Israel e Paula Toller.

Os alunos do curso de piano, que também é conduzido pela professora Márcia Vialogo, apresentam "Sinfonia da Cantata", de Bach ; "18ª Variação sobre um tema de Paganini", de S. Rachmaninoff; "Memory", de Cathenrine Rollin e "Celebration Overture", de Catherine Rollin.

A classe de flauta, que é comandada pela professora Marília Cortez, tem no repertório da noite "Asa Branca", de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga; "Aquarela", de Vinícius de Moraes e Toquinho; "Noite Feliz", de Franz Gruber; "Bom Natal"; e "Estudo nº 1" - composição das alunas Fernanda Mota e Thuany Vilas-Boas, com arranjo de Liza Paro e Márcia Cortez.

Teatro - em 2003 a Escola de Artes criou o "Curso Livre de Teatro" e em 2004 o "Vamos contar Histórias, com Bonecos?". Graças a um convênio firmado entre a Coordenação de Cultura da UFMT e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), neste ano desenvolveu o projeto "Teatro na Escola - Contadores de História", voltado a professores da rede pública de ensino. "A intenção foi buscar dar suporte a esses profissionais no desenvolvimento cognitivo, afetivo, psíquico e criativo em sala de aula", explica a coordenadora da Escola de Artes, Silbene Perassolo.

Para encerrar as atividades os alunos-professores apresentam na Mostra "Dança Afro" - com coreografia e coordenação da professora-aluna Alanilze Camargo Zago e "A Dança do Boi", coreografia baseada na dança dos Parintins (norte do Brasil). Ambas com participação dos alunos da Escola Estadual Drº Tancredo de Almeida Neves.

"Estatuto do Homem", poema de Thiago de Melo, com direção de imagens da professora-aluna Márcia Furtado, encerra a programação.

A Escola - a Escola de Artes da UFMT foi criada em setembro de 2003 pela Coordenação de Cultura da UFMT está sob comando da maestrina Silbene Perassolo. O principal objetivo é oferecer à comunidade intra e extra campus, palestras, oficinas, laboratórios e cursos livres nas diversas áreas da linguagem artística: dança, música, audiovisual, teatro e artes visuais.

Informações: 3615-8354




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330575/visualizar/