Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 08 de Dezembro de 2005 às 14:51

    Imprimir


Cientistas lançaram um alerta a respeito dos riscos que o paracetamol traz para a saúde depois que foi divulgado que o analgésico se tornou a principal causa de insuficiência hepática nos Estados Unidos.

A proporção de problemas no fígado causados pelo paracetamol chegou a 51% do total em 2003, segundo pesquisa divulgada pela revista científica New Scientist.

Em 1998, esta proporção era de 28%.

Os cientistas americanos responsáveis pelo estudo chegaram à conclusão de que 20 comprimidos de paracetamol por dia são suficientes para causar insuficiência hepática e levar à morte – a dose máxima recomendada é de oito.

Tentativas de suicídio

A pesquisa foi feita pelo Grupo de Estudo sobre Insuficiência Hepática Aguda, uma entidade que envolve pesquisadores de várias universidades americanas, e foi publicada originalmente na revista acadêmica Hepatology.

Os cientistas analisaram dados colhidos com 662 pacientes que foram tratados de insuficiência hepática aguda entre 1998 e 2003.

Entre os 275 casos relacionados ao consumo de analgésicos, 48% se deveram a causas não-intencionais, e 44%, a tentativas de suicídio.

Um em cada quatro casos pesquisados resultou na morte do paciente.

As pessoas que sofreram o problema sem querer em geral estavam tomando, sem saber, vários remédios que continham paracetamol.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330953/visualizar/