Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 08 de Dezembro de 2005 às 13:43
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


A secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Profa. Dra. Marta Maria Darsie se reuniu, na última semana, com educadores da região Norte do Estado para apresentar e discutir ações pedagógicas a serem desenvolvidas ou implementadas no ano letivo de 2006. Cerca de 500 profissionais da rede estadual de educação participaram do encontro que ocorreu nos municípios de Sinop (a 500 km de Cuiabá) e Alta Floresta (a 800 km de Cuiabá).

Conforme a secretária, as visitas aos municípios tiveram dois focos: averiguação das ações desenvolvidas em 2005 pelos Centros de Formação e Atualização de Professores (CEFAPROS) dos dois municípios e efetivação das Políticas Educacionais e diretrizes currriculares definidas para 2006.

“Os CEFAPROS são encarregados da dissiminação das políticas educacionais do Estado, via formação de professores e no apoio as escolas no planejamento e desenvolvimento das propostas pedagógicas. É por esse motivo, que eles estão diretamente ligados à implementação dessas políticas”, frisou Marta.

Na ocasião, ela também se reuniu com representantes das Assessorias Pedagógicas e dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) que são órgãos ligados à Seduc, instalados em municípios pólos, para o gerenciamento das ações pedagógicas nas unidades escolares.

Entre os temas que deverão ser intensificados no próximo ano estão: Fortalecimento do Ensino Fundamental através da Organização Curricular em Ciclos de Formação Fortalecimento do Ensino Médio com atenção especial ao Ensino Noturno; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Fundamental e Médio; Educação anti-racismo; Educação Indígena; Educação no Campo e Educação Especial; implantação da Língua Espanhola no Ensino Médio. “Temos que trabalhar a questão da inclusão social. A diversidade é uma realidade encontrada dentro da sala de aula e nossos alunos devem ser orientados sobre o assunto”.

De acordo com a professora Marta, a prioridade de 2006 para o Ensino Fundamental será a escola organizada em Ciclos de Formação Humana. “Estive na Escola Estadual Paulo Freire, em Sinop em reunião com todos os professores para sanar dúvidas sobre a Organização Curricular em ciclos e dar apoio à implementação”, disse.

Em Sinop, Marta ainda proferiu palestra durante o Seminário Educação e Diversidade, realizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), sobre o tema Diversidade na Escola. Participaram do evento cerca de 120 pessoas, entre alunos de Pedagogia e professores da rede.

Na palestra que ministrou em Alta Floresta, a Secretária Adjunta voltou a apresentar as políticas educacionais da Seduc. “Essas políticas já existem, o que a Seduc está fazendo agora é a sistematização desses temas”, frisou, referindo-se, por exemplo, ao cumprimento da Lei nº 10.639, que fala sobre a Educação nas relações étnico-raciais; Referências para a política de Educação no Campo; e extensão do Ensino Fundamental para nove anos entre outros dentre outros já citados.





Fonte: AssessoriaSeduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330960/visualizar/