Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 04 de Dezembro de 2005 às 09:44
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Ainda sob o impacto da derrota da chapa majoritária de 2002, o PSDB deve eleger entre dois e três deputados nas eleições do próximo ano. A meta está longe daquela que se confirmou nas urnas no último pleito, quando o partido fez a maior bancada, com sete cadeiras.

Fora do Palácio Paiaguás, que ficou sob comando de Dante de Oliveira por oito anos (1995/2002), o PSDB se esfacelou em termos de filiados e representatividade em cargos eletivos. De 55 prefeitos, tem sete hoje. Na Assembléia, restou na sigla apenas Carlos Carlão do Nascimento. Os outros seis eleitos pelo partido (José Riva, Chico Daltro, Dilceu Dal Bosco, Pedro Satélite, Renê Barbour e Alencar Soares) migraram para outras agremiações.

Desta vez, as maiores apostas do tucanato são Luiz Soares, Guilherme Maluf, Chica Nunes e o já deputado Carlos Carlão, que tentará o terceiro mandato. Primeiro suplente do senador Antero de Barros, Soares já foi deputado estadual, vice-prefeito e secretário de Saúde da Capital no segundo mandato de Roberto França (2000/2004). Em meio a divergências internas, ele deixou o PSDB, aderiu ao PV e, há três meses, retornou ao ninho tucano. Tem base eleitoral na Grande Cuiabá.

Eleito pelo PFL, o médico e empresário Maluf exerce o primeiro mandato de vereador e já pulou para o PSDB. Virou líder do prefeito Wilson Santos na Câmara Municipal e montou grande estrutura para campanha. Já é considerado uma das surpresas para as eleições de 2006. Presidente da Câmara de Cuiabá, Chica Nunes também já está em pré-campanha e montou estrutura em alguns municípios. Carlão aposta em alguns segmentos, como da educação, para se reeleger.

O PSDB lista 27 pré-candidatos. Entre outros concorrentes para estadual estão o ex-presidente da OAB/MT, Ussiel Tavares, o ex-secretário estadual de Indústria e Comércio do governo Dante, Carlos Avalone, o empresário Robério Garcia, que ano passado ensaiou candidatura a prefeito da Capital pelo PTB, e o ex-deputado Ricardo Corrêa (ex-PL).

Também estão no páreo o suplente de deputado Aparecido Alves e os vereadores José Carlos Muraro (Nova Monte Verde), Sinéia Abreu (Sinop), Admar Agostinho (Colíder) e Santinho Agustinho (Sorriso). Alguns ex-prefeitos sonham com a eleição de deputado, como Selso Carvalho (Água Boa).

Federal - Oito nomes são colocados como possíveis candidatos a deputado federal pelo PSDB. Hoje, das oito cadeiras, o PSDB ocupa uma, com Thelma de Oliveira. Desta vez, ela não concorrerá a reeleição para abrir espaço ao marido Dante de Oliveira que, após derrota ao Senado em 2002, tenta retornar à Câmara Federal. Ex-governador, ex-deputado federal, ex-ministro da Reforma Agrária e ex-prefeito de Cuiabá por dois mandatos, Dante aparece na lista dos mais cotados. O tucanato tem também na chapa o ex-deputado estadual José Lacerda e os ex-prefeitos Aldir Schineider (Sapezal) e Saturnino Masson (Tangará da Serra).




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331875/visualizar/