Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 23:00

    Imprimir


Em Seminário Estadual, em Recife, a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Flávia Nogueira, profere nesta quinta-feira (01.12) palestra sobre “Educação Profissional no Estado do Mato Grosso - Estudo de Caso”.

Os pernambucanos vão discutir a execução do seu Plano Estadual de Educação Profissional e por isso querem ouvir as experiências de Mato Grosso em relação ao tema. “Mato Grosso é reconhecido no Brasil inteiro como um dos Estados onde tem dado certo a proposta de Educação Profissional”, destaca a secretária.

Ela explica que o modelo implantado em MT é inspirado no exemplo de São Paulo, que é o Estado que mais investe em educação profissional no Brasil. “Mas tanto a política quanto o Fundo de financiamento deles para a educação profissional, pertence à Secretaria de Educação. No nosso caso, a educação profissional é vinculada a Secitec e nós criamos um Fundo específico somente para financiar a Educação Profissional”, esclarece Flávia Nogueira. Trata-se do Fundo Estadual de Educação Profissional (FEEP) que é inédito no País, porque seus recursos são aplicados somente para a educação profissional de MT.

Outro exemplo que Pernambuco quer conhecer é o Ceprotec (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica), autarquia criada pelo governo Blairo Maggi, que faz a execução da política de ensino profissionalizante criada pela Secitec. Conforme explica a secretária, em muitos Estados a execução dessa política é terceirizada pelos governos e não efetuada pelo próprio governo estadual.

Para Flávia Nogueira, o convite além de ser muito honroso também traz a oportunidade de apresentar as ações bem sucedidas da atual gestão governamental mostrando que com a aplicação de recursos e uma política séria e consistente se consegue muitos resultados positivos nesta área da educação profissional. “Isso mostra que o País está reconhecendo o compromisso do Governo de MT com a educação profissional”. O convite para a participação da secretária neste Seminário foi formalizado pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Cláudio Marinho.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332121/visualizar/